Você sabe o que é Mindfuleating?

O mindfuleating consiste na prática de comer com atenção plena ou comer consciente. Pode ser traduzido como “alimentação consciente”. A prática é associada ao mindfulness, que se caracteriza como atenção plena e/ou estar plenamente consciente.

A alimentação consciente vai desde o preparo dos alimentos até o momento de comer.Atualmente, muitas vezes vivemos no piloto automático, na correria do dia a dia, distraídos com o celular ou com outras atividades rotineiras, e a alimentação ocorre de forma rápida e inadequada, de modo a nem perceber o que se está comendo.

O mindfuleating preconiza como comer com atenção plena ou consciente, não promovendo um jeito “certo ou errado” de comer. Isto dá autonomia para cada pessoa escolher qualquer alimento, independentemente do tipo. É uma experiência que engaja todas as partes do nosso ser – corpo, mente e coração – na escolha e preparo da comida, bem como no ato de comê-la.

Na rotina no dia a dia, é comum, muitas vezes, que as refeições sejam feitas em frente à TV ou ao celular. A pessoa acaba comendo toda a refeição sem perceber. Outras vezes,nem é possível lembrar-se do sabor da última refeição, ou, quem sabe, até quais alimentos foram ingeridos.

Na correria, simplesmente tem-se a decisão de comer algo rapidinho. Outras vezes, a refeição está associada a algo para compensar o estresse, um dia ruim. Enfim, uma alimentação sem muita consciência ou atenção, no automático, sem conhecer ao certo o que acontece em torno do comer.

A prática do mindfuleating traz a oportunidade de perceber a cor, a forma, a textura, o cheiro dos alimentos, levando todos os sentidos para a refeição. Mastigando mais que de costume, percebendo a qualidade dos alimentos, saboreando de verdade, melhorando a relação com a comida  por meio de escolhas conscientes, e não apenas pela compulsão ou falta de atenção.

Podendo trazer benefícios como a melhora da digestão e consequentemente a absorção dos nutrientes, e faz com que seu praticante entenda melhor os sinais do próprio corpo, como a fome, podendo identificar se é física ou emocional.

Algumas dicas da prática do mindfuleatingsão a percepção dos alimentos na refeição, a mastigação mais devagar, o descanso entre uma garfada e outra e o uso dos cinco sentidos, seja durante a preparação ou na própria refeição.

Ao adotar uma alimentação mais consciente, você sente mais prazer ao comer, respeitando os sinais de saciedade e saboreando melhor os alimentos.

 

Texto elaborado pelas estudantes Bárbara Almeida, Jamile Braz, Juliana Almeida e Rhaylane Gomes, da Universidade Católica de Brasília.Revisado por Caroline Romeiro

Deixe um comentário