Um pouco mais de concordância

Há algumas semanas, fiz um artigo acerca de princípios básicos de concordância verbal. Na ocasião, eu disse que, posteriormente, falaríamos mais sobre o assunto. Para cumprir minha palavra, vamos estudar um pouco mais esse tópico da nossa gramática!

Você, com certeza, já teve dúvidas quanto à correta concordância do verbo com os pronomes “quem” e “que”. Chegou a hora de ter certeza da forma correta.

  • Sou eu que falo
  • É você que vai à sede da empresa.
  • Somos nós que estudamos naquela escola.

Primeiramente, vamos falar dos casos em que o pronome “que” é o sujeito da oração. Em construções como as que apresentei acima, a devida concordância se dá com o termo anteposto ao pronome. Veja que “falo” concorda com “eu”, “vai” concorda com “você” e “estudamos” concorda com “nós”.

Agora, veja as seguintes construções:

  • Sou eu quem fala/ Sou eu quem falo agora.
  • É você quem vai à sede da empresa.
  • Somos nós quem estuda naquela escola./ Somos nós quem estudamos naquela escola.

A regra geral e dominante diz que, em construções como 4, 5 e 6 – em que o sujeito é o pronome “quem” –, o adequado é que o verbo fique na terceira pessoa do singular. Nos três exemplos, é correto o emprego de “fala”, “vai” e “estuda”. Todavia, não há consenso entre os vernaculistas acerca da concordância com o termo anteposto ao pronome, como está exemplificado no segundo período de 4 e 6. Em 5, o verbo só tem a possibilidade de ficar na terceira pessoa do singular, uma vez que a concordância tanto com “quem” quanto com “você” é feita na terceira pessoa do singular.

Em resumo: quando o sujeito é o pronome “que”, concorda-se com o termo anteposto. Quando o sujeito é o pronome “quem”, é consenso que o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. Apenas alguns gramáticos admitem que, neste caso, o verbo também pode concordar com o antecedente do pronome.

Agora, você já sabe que aquele refrão da dupla Cristian e Ralf (“Sou eu quem faz amor com você à noite”) está gramaticalmente correto! Quando essa música tocar em alguma confraternização, aproveite para destilar o seu conhecimento gramatical com os demais presentes!d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Deixe um comentário