Taiwan tem sistema rigoroso para certificar bebidas alcoólicas

Foto: reprodução/internet

O Ministério de Finanças (MOF) de Taiwan implementou em 2003 o Sistema de Certificação de Qualidade do Álcool, com o objetivo de proteger a segurança dos consumidores e promover o desenvolvimento da indústria doméstica de bebidas alcoólicas.

O sistema visa melhorar a qualidade da fabricação de bebidas alcoólicas no país asiático e proteger os interesses comuns dos produtores, vendedores e consumidores. As empresas interessadas em obter a certificação precisam passar por um processo rigoroso que inclui qualificação, avaliação no local, amostra em inspeção aleatória, processo de manufatura e condições de higiene, entre outros quesitos. Só então, recebem a aprovação do MOF e podem obter a Certificação de Qualidade do Comitê de Sistema Técnico, representado pela letra W.

Melhor uísque do mundo – Uma das empresas qualificadas em Taiwan é a Destilaria Kavalan (Kavalan Distillery), do King Car Group, que se dedica à arte do uísque de malte único desde 2006 e já ganhou 210 prêmios de ouro, desbancando os tradicionais uísques escoceses. No ano passado, por exemplo, a Kavalan monopolizou a International Review of Spirits (Avaliação Internacional de Bebidas),  do independente Beverage Testing Institute (Instituto de Prova de Bebidas).

A destilaria taiwanesa conquistou cinco medalhas da mais alta pontuação, em platina (Superlativa), e 10 medalhas de ouro (Excepcional). 

As medalhas de platina foram concedidas nas seguintes categorias:

– Uísque de malte único, puríssimo “Solist” Ex-Bourbon;  
– Uísque de malte único, puríssimo “Solist” Vinho Barrique;  
– Uísque de malte único, puríssimo Solist” Amontillado Sherry;
– Uísque  de malte único, puríssimo “Solist” Sherry; e 
– Uísque de malte único Sherry Oak

As bebidas da destilaria ganhadores das medalhas de ouro são:

Ex-Bourbon Oak, Single Malt Whisky, Concertmaster, King Car Conductor e Podium. E na categoria “Solist”, puríssima: the Brandy, Manzanilla Sherry, Pedro Ximenez Sherry, Moscatel Sherry, e Fino Sherry. 

Anteriormente, o prestigioso World Whiskies Awards (WWA) concedeu ao Kavalan Solist Vinho Barrique seu Melhor Uísque de Malte Único do Mundo de 2015 e o Solist Amontillado Sherry puríssimo, como o Melhor Uísque de Malte Único e Puro do Mundo do ano passado.

“Estamos gratos por cada prêmio que recebemos porque eles nos dizem se estamos no caminho certo”, disse o fundador da empresa, Y.T. Lee. “Queremos criar o melhor uísque do mundo para nossos clientes, e esse reconhecimento nos ajuda a cumprir nosso objetivo”.

 

“Beba com moderação. Se beber, não dirija”!