Segunda edição dos jogos de tabuleiro Engrenagem Lúdica será no Casa Park

No sábado (30/11), a Livraria Cultura do Casa Parque vai realizar a segunda edição dos jogos de tabuleiro Engrenagem Lúdica. No evento, que começa a partir das 14 horas, haverá apresentações do vasto mundo dos board games.

Os jogos de tabuleiro não se resumem aos War, Banco Imobiliário ou Jogo da Vida. E o Engrenagem Lúdica está aí para mostrar ao brasiliense   que esse é um mundo vasto e ultrapassa em muito a prática do hobby por amantes de jogos de tabuleiro.

No Engrenagem Lúdica, o brasiliense vai descobrir que existem mais de 70 mil títulos produzidos ao redor do mundo. O mercado absorve, pelo menos, mais de três mil jogos novos a cada ano e vários deles são criados por brasileiros.

O Engrenagem Lúdica é um evento produzido para celebrar esse universo e a criatividade brasuca. A iniciativa é gratuita e reúne desenvolvedores de jogos, jogadores experientes, monitores e o público que busca descobrir mais sobre o mundo dos meeples, cartas, dados e tabuleiros.

Giovani  Amaral, organizador, conta  que  o  hobby  tem  tomado  o planeta. “Os Estados Unidos e a Europa já celebram o mundo do board game há décadas, mas a diversão esquentou em todo o planeta nos últimos anos. Temos novas editoras e novos desenvolvedores em vários países e o Brasil não é diferente”, informa.

Ele diz que é “justamente por conta desse crescimento que precisamos de eventos que possam reunir  todos  os  seguimentos,  desde  os  criadores  dos  jogos  até  aquela  pessoa  que ainda não descobriu as maravilhas desse universo.”

Giovani  Look,  como  é  conhecido  no  meio,  explica  que  a  livraria  terá  vários ambientes  para  a  edição  de  2019.  “A área principal será destinada aos maiores desenvolvedores de Brasília, que lançarão jogos para o público. São jogos em fase de teste e o retorno dos jogadores é fundamental para o criador. Também teremos uma área para o público que ainda não está acostumado com o mundo dos board games, com mais de 30 tipos de jogos à disposição, dos mais variados temas. Também terá um local reservado para jogadores mais experientes”, promete o produtor.

A ideia do  Engrenagem  Lúdica , segundo ele, é divulgar não  apenas  que esse  universo  é direcionado a todas as idades, mas que também pode se mostrar como ferramenta na vida das  pessoas.  “Além  de  promover  e  divulgar  a  cultura  dos  jogos  de  tabuleiros, queremos mostrar que os jogos trazem diversos benefícios, como o desenvolvimento cognitivo  e  criativo  lúdico.  Também não podemos esquecer que os board games promovem uma interação social e familiar que vem se perdendo ao longo dos anos com o crescimento do mundo digital”, destaca.

MERCADO – O mercado de jogos de tabuleiro em Brasília vem crescendo em ritmo  moderado,  com  aumentos  de  ludeiras  (locais  comerciais  para  jogar,  alugar  e comprar  board  games),  desenvolvedores  de  jogos  e  produtores  de  conteúdo especializados em board games.

Na capital do País já é possível jogar em Regiões Administrativas, como Águas Claras e em Brasília nas Asas Sul e Norte.  “As famílias estão voltando a perceber que é mais em conta um jogo de tabuleiros do que muitos outros tipos de programa. O jogo de tabuleiro é uma mídia que se paga uma única vez e você pode reunir os amigos ao redor dela por anos”, destaca Giovani.

Ele diz ainda que muitos dos jogos já são usados em escolas para auxiliar na educação, o que pode resultar na redução de impostos sobre eles e pode ajudar no aquecimento do mercado de trabalho. Ele conta que Projeto de Lei (PL) nº 2.557/2019, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, reduz em 25% os tributos sobre a produção, circulação e venda de jogos de tabuleiros. “O futuro do board game brasileiro está apenas começando”, finaliza.

SERVIÇO

Nome do evento: Engrenagem Lúdica 2019
Quando: 30 de novembro, a partir das 14h
Onde: Livraria Cultura (Casa Park)
Custo: Entrada Gratuita
Contatos: Organizador: Giovani Amaral – (61) 98211-1869
E-mail: [email protected]
Assessor de Imprensa: Luciano Marques – (61) 99113-0848

Deixe um comentário