Secretaria de Saúde do DF inicia força-tarefa para manutenção de tomógrafos e mamógrafos

Os tomógrafos, mamógrafos e arcos cirúrgicos da rede pública de saúde que estão fora de operação serão submetidos a avaliação técnica e manutenção corretiva. Esse reparo será possível graças a um contrato firmado entre a Secretaria de Saúde e a empresa Siemens Healthcare, fabricante dos equipamentos. Uma força-tarefa foi iniciada nesta quarta-feira (14) para dar andamento a estes processos e garantir aos pacientes da rede maior acesso aos procedimentos oferecidos por estes aparelhos.

 Inicialmente, a Siemens realizará visitas técnicas nos locais que tenham estes equipamentos para avaliar quais serviços precisarão ser executados em cada um deles. Ao todo, a marca possui na rede nove tomógrafos, oito mamógrafos e dois arcos cirúrgicos. Destes, serão consertados sete tomógrafos, três mamógrafos e um arco cirúrgico.

 CONTRATO – O contrato entre a pasta e a Siemens foi firmado no último dia 13 de dezembro e engloba os três tipos de aparelho. O acordo foi instituído com o objetivo de prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva e, ainda, a reposição de peças em equipamentos da marca, pois somente o fabricante pode realizar intervenções.

 De acordo com o gerente de Física Médica, André Silva, o contrato tem vigência de cinco anos. “Apesar desse prazo, o acordo tem de ser renovado anualmente. A Secretaria conseguiu economizar, em média, dois milhões de reais em relação à proposta inicial dada pela Siemens”, explica.

 UNIDADES – Para os tomógrafos, as unidades que receberão o conserto são os hospitais regionais de Taguatinga, Sobradinho, Samambaia, Gama, Santa Maria, Paranoá e o Base. Já os mamógrafos que receberão manutenção corretiva pertencem ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e o Hospital Regional de Taguatinga, local que também receberá a visita da força-tarefa para o reparo de um arco cirúrgico.

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Fonte:

Deixe um comentário