Samambaia conta com Grupo de Redução de Peso

Com objetivo de ajudar as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida e uma alimentação mais saudável, o Grupo Redução de Peso, do Centro de Saúde 03 de Samambaia atende cerca de 10 pessoas duas vezes por mês.

 

“A perda de peso de forma saudável e a melhora da qualidade de vida dos pacientes é a finalidade do nosso grupo. É muito gratificante saber, por exemplo, que determinado paciente que antes não saia de casa por vergonha do corpo ou que não conseguia emprego, por meio das reuniões e das orientações no grupo, está conseguindo obter resultados”, destacou a nutricionista do Centro de Saúde 03, Nádia Costa.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, as reuniões e avaliações acontecem geralmente às quartas-feiras à tarde, duas vezes ao mês. Durante o encontro, que tem a duração de uma hora e meia, os pacientes são avaliados: além de calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), eles contam com um cartão de controle de peso, onde são registrados seus dados.

 

Após a avaliação nutricional, os participantes se reúnem para a discussão de temas como hábitos alimentares mais saudáveis e outros sugeridos pelo próprio grupo.

 

“Esse é um serviço de qualidade e importante em vários aspectos. Significa o regaste da autoestima e, principalmente, mais saúde para os pacientes”, ressaltou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Teles.

 

O grupo faz atendimento a adultos, e, para participar, os interessados devem ser referenciados pela Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), conforme área de abrangência do centro de saúde (quadras 427, 429, 431, 433, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1029, 1031, 1033 e área rural, em Samambaia).

Fonte:

Deixe um comentário