Ribeirão Sobradinho ganha mutirão de limpeza

Lixo será retirado do rio. Objetivo é recuperar a qualidade da água. Foto: Reprodução

 

 

O maior rio urbano do Distrito Federal recebe quarta-feira (9) a primeira festa para marcar o Dia do Ribeirão Sobradinho. A data foi instituída em dezembro. Na programação, alunos e professores da Escola Classe Córrego do Meio vão se unir para limpar a trilha das três principais cachoeiras do manancial. Eles também participarão de aulas de educação ambiental. A força-tarefa na retirada de lixo do trecho de mais de 2 quilômetros contará com apoio de voluntários do Grupo Cerratense de Caminhada do DF e do Ecomuseu Pedra Fundamental.

O Ribeirão Sobradinho é um dos mais poluídos do DF, o que motivou a criação do seu dia e a formação de parcerias de órgãos do governo e da sociedade. O objetivo é recuperar a qualidade da bacia hidrográfica. Assim, a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) assinou contrato para elaboração do primeiro diagnóstico ambiental do ribeirão.

O estudo também embasará a criação de uma unidade de conservação, que incorporará o Parque Canela da Ema. O projeto é conduzido pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Análises técnicas definirão a área a ser destinada à preservação. A Adasa-DF coordena ainda o Grupo de Trabalho do Ribeirão Sobradinho, com apoio de diversos órgãos do governo para levantar dados, coletar informações e elaborar pareceres técnicos sobre a situação do manancial.

Além da caminhada para limpeza da trilha, a programação prevê, no Parque Jequitibás, atividades de educação ambiental, dança, exposição de fotos, meditação e apresentação do Bumba-meu-boi do Seu Teodoro. No fim do dia, haverá lanche colaborativo.

One Response

  1. Parabens pela iniciativa a comunidade pode ajudar ao meio ambiente e é muito educativo. Pecisamos manter esse trabalho permanentemente como uma aula curricular. Mais uma vez parabéns!!!!!!

Deixe um comentário