Procon-DF alerta consumidores sobre golpe do boleto falso

O Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, alerta os consumidores e fornecedores sobre a emissão de boletos em que fraudadores cobram indevidamente faturas como se fossem tributos obrigatórios.

 

“Uma estratégia usada pelos fraudadores é encaminhar a cobrança com o prazo de vencimento expirado ou perto de vencer. Em caso de dúvida, o consumidor deve consultar o possível credor para verificar a autenticidade do boleto antes de fazer o pagamento”, explicou o diretor do Procon-DF, Todi Moreno.

 

As entidades fantasmas utilizam um boleto similar ao enviado por bancos para pagamentos de tributos e apresentam artigos da Constituição Federal que citam prováveis punições, caso o valor cobrado não seja quitado.

 

Em muitos casos, fraudadores chegam a usar a marca do banco no boleto falso. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 151.

 

DICAS:

1. Desconfiar de cobranças realizadas por e-mail ou por mensagens sms;

2. Não repassar dados pessoais por telefone;

3. Contatar o possível credor para verificar a legitimidade da cobrança;

4. Em caso de cobrança em que o consumidor desconfie de sua origem, poderá realizar o pagamento em juízo, por meio de ação de consignação em pagamento, onde o valor fica depositado em conta judicial, sendo restituído ao consumidor no caso de ser constatada a sua ilegalidade;

5. Registrar ocorrência policial para comunicar a fraude em caso de confirmação.

Fonte:

Deixe um comentário