Por que as dietas não dão certo?

A ideia em si de “dieta” remete a uma conduta restritiva. No entanto, já foi demonstrado em diversos estudos que envolvem adesão ao tratamento nutricional que isto não funciona. Então, de onde vem a palavra dieta?

A palavra é derivada do grego, diaita (δ?αιτα), e quer dizer “ modo de viver”. Alimentação faz parte do modo de viver. Aliás, fala muito sobre esse modo. Nosso modo de viver reflete em tudo na nossa vida, desde as pessoas com quem nos relacionamos até nosso estado de saúde.

Você já deve ter ouvido a frase “você é aquilo que você come”. Mas ouvi uma adaptação dela que me parece fazer mais sentido: “Você come aquilo que você é”.

Não parece, mas são coisas bem diferentes. E nesse contexto precisamos entender como nos relacionamos com os alimentos. Quais as nossas atitudes, e num espectro maior de tempo, como é o nosso comportamento em relação às nossas escolhas alimentares?

Este é exatamente o nosso modo de viver. A alimentação diz muito sobre quem nós somos, nossa história de vida, traumas, lembranças, fases da vida. Podemos conhecer muito do outro quando falamos de comida.

Faça essa experiência com seus amigos e familiares. Conheça-os pelos alimentos. E se você tem um bom relacionamento com os alimentos, seja um propagador desse bom relacionamento entre as pessoas próximas a você.

Provavelmente isso contribuirá para mudar o modo de viver da nossa sociedade.

Deixe um comentário