Orgulho em ser brasileiro!

 

O professor da Ufpel, Cesar Victora, foi anunciado nesta terça (28) como um dos vencedores do principal prêmio científico do Canadá. Foto: Reprodução

Algumas vezes, as más notícias nos cegam, e chegamos a pensar que nosso povo não tem salvação. Especialmente nos últimos tempos, quando olhamos para a alimentação e nutrição da população. Eis que vejo uma belíssima notícia, e por isso, o título do artigo de hoje é esse: Orgulho em ser brasileiro!

Um brasileiro chamado Cesar Victora, pesquisador da Universidade de Pelotas, ganhou um prêmio importante no Canadá, devido às pesquisas realizadas por Victora e sua equipe sobre aleitamento materno e alimentação infantil.

Esse pesquisador brasileiro foi o primeiro a mostrar em seus estudos que a amamentação exclusiva ― ou seja, nada de água ou chás nos primeiros seis meses de vida, apenas o leite materno ― ajuda a reduzir a mortalidade infantil.

De acordo com seus estudos, o aleitamento exclusivo até seis meses reduz em 14 vezes o risco de morte por diarreia e em 3,6 vezes o risco de morte infantil por doenças respiratórias. A pesquisa, que mais tarde foi reaplicada em outros países, alterou totalmente a recomendação da alimentação infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a indicar que bebês nos primeiros meses de vida se alimentassem exclusivamente com leite materno.

Victora também liderou em 2006 um consórcio internacional que reuniu dados de 11 mil crianças, acompanhadas desde o nascimento até a vida adulta. O trabalho mostrou a importância dos primeiros mil dias na vida da criança: desde o útero até o 2º ano de vida. De acordo com esse estudo, crianças amamentadas até 2 anos apresentam maiores níveis de inteligência, escolaridade e renda.

Uma notícia tão linda assim, que traz um brasileiro à luz o que há de mais valioso, a primeira infância, é motivo de alegria e orgulho!} else {

Fonte:

Deixe um comentário