O nutricionista nas redes sociais

O Código de Ética e Conduta do Nutricionista no Brasil foi amplamente discutido por profissionais de todos os conselhos regionais, federal, e teve consulta pública sobre os itens que estavam sendo atualizados. Todos os nutricionistas do País, ao longo de quatro anos, puderam contribuir para a construção do novo código de ética da categoria.

O mais interessante é que ele trouxe também condutas a serem seguidas ou não por esses profissionais. Um dos pontos mais discutidos, por ser bastante atual na profissão, é a presença dos nutricionistas nas redes sociais. Os conselhos regionais e federal entendem que o nutricionista deve usar as redes sociais como ferramenta de educação alimentar e nutricional, e como forma de divulgação dos serviços realizados pelos nutricionistas, desde que não ultrapasse limites éticos importantes.

É vedado ao nutricionista realizar exposição sensacionalista e propaganda enganosa, como fotos de “antes e depois” de pacientes, bem como vendas casadas e sorteios. Além disso, consultas virtuais não devem existir, pela complexidade que é uma avaliação nutricional completa. O que é permitido é fazer o acompanhamento com orientações desses pacientes que já passaram por consultas presenciais.

A saúde brasileira não pode e não deve ser virtual. Pense nisso como cliente ou paciente! Se o seu profissional tem condutas assim, desconfie da qualidade e seriedade de seu trabalho.

Deixe um comentário