Nutrição e fertilidade

Foto: Freeimages

Nos últimos anos, a busca por tratamentos relacionados á fertilidade masculina e feminina tem aumentado de modo alarmante.

Você pode estar se perguntando o que a nutrição tem a ver com isso, mas o que muitos não sabem é que nosso estado nutricional tem uma grande influência sobre nossa fertilidade. A obesidade, o estresse, o sedentarismo e a baixa qualidade do sono são fatores associados a um aumento da infertilidade ou a desfechos gestacionais não desejados.

Alcançar um peso saudável com acompanhamento nutricional associado a mudança do estilo de vida e o fornecimento de nutrientes específicos podem melhorar tanto a frequência ovulatória quanto a qualidade do sêmen, aumentando a chance de fecundação.

O conjunto de hábitos e práticas diárias, como o elevado consumo alcoólico, tabagismo, sedentarismo e consumo alimentar inadequado, podem afetar a saúde reprodutiva do casal. O padrão alimentar mediterrâneo vem sendo recomendado como um modelo de alimentação saudável.

Esse padrão dietético é capaz de elevar as concentrações de nutrientes importantes para o funcionamento do sistema reprodutor, especificamente de vitaminas do complexo B e nutrientes antioxidantes, aumentando assim as chances de fertilidade.

Quer saber mais sobre o impacto da nutrição na fertilidade, procure um nutricionista!

Deixe um comentário