Novo presidente da Codeplan toma posse

O Conselho de Administração da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Codeplan, deu posse ao novo diretor presidente na manhã desta quarta-feira, 9 de janeiro. Jean Lima, filiado ao Partido dos Trabalhadores, é historiador e doutor em história econômica.

Ao tomar posse, Jean manifestou sua intenção de transformar a Companhia em um Instituto de pesquisa, focado em assessoramento para as políticas públicas do DF. Esta vontade política esteve presente nas gestões anteriores, porém não prosperou.

“Temos de transitar para o novo sem deixar de reconhecer o passado. Vamos valorizar o servidor e dar continuidade à reformulação que já havia sido iniciada, mas quero ir além, ampliando o leque de atuação com parceiros de dentro e de fora do governo e aperfeiçoando o assessoramento e as avaliações das iniciativas governamentais”, afirma Lima.

Com a transformação para Instituto, há uma maior estabilidade, capacidade de captação de recursos, aumento do escopo de parcerias com o setor público e privado, e o fortalecimento do quadro de pesquisadores da casa, por meio da criação de carreiras técnicas em pesquisa.

Lima destacou ainda que outro de seus objetivos é transformar a Codeplan numa ‘think thank” governamental, termo estrangeiro para designar estruturas ou organizações mais modernas para o monitoramento de políticas públicas, contribuindo para a inovação da gestão econômica e social do DF.

A Codeplan é um dos órgãos cuja gestão apresenta o perfil mais técnico do Distrito Federal, porém, dos cerca de 400 servidores, há um baixo índice de profissionais especializados. A cadeira de presidente da Companhia já foi ocupada pelo pesquisador e professor associado do Instituto de Ciência Política da Unb, Lúcio Rennó, e por Julio Miragaya, economista e Doutor em desenvolvimento sustentável, ex-candidato ao Buriti pelo partido de Jean.

Deixe um comentário