Museu recebe exposição de Joseph Beuys

O Museu Nacional da República apresenta entre 14 de janeiro e 9 de fevereiro a exposição Joseph Beuys – Res-Pública: conclamação para uma alternativa global. A mostra contará com mais de 100 obras coletadas de todos os estágios criativos do artista.
Entre os temas apresentados estão: Criatividade individual e liberdade; Escultura Social – ensino e educação; Meio Ambiente e Energia; Cura, Xamanismo e Espiritualismo Material; e Democracia Direta – Política.
A abordagem curatorial destsa exposição se volta para cinco temas vitais distintos da arte e da vida de Beuys, que também são de grande significado para o debate local e global, e para os desafios do papel e do lugar da arte na sociedade contemporânea.
O legado das obras e ideias do artista alemão (1921-1986) é uma convocação para atualizar e resgatar as visões de Beuys a respeito das alternativas globais que envolvem os principais pontos críticos da arte, da cultura, da economia, do meio ambiente e da ordem social.
Beuys é classificado como um dos mais inspiradores e influentes protagonistas do mundo da arte do século XX, além de ativista ambiental, político, filósofo, educador, terapeuta social revolucionário, é defensor de uma harmonia entre cultura e natureza.
Ciclo de atividades

Dia 14 de janeiro, às 20h: performance de Suyan de Mattos, Fernando Villar, Mariana Brites, José Eduardo Garcia de Moraes, Renato Acha e Cirilo Quartim.
Dia 15 de janeiro, às 19h30: palestra e mostra de vídeos com Anna Bella Geiger.
SERVIÇO:

Abertura: 14 de janeiro de 2014, às 19h30
Visitação: de 15 de janeiro a 9 de fevereiro de 2014
Dias: De terça a domingo
Horário: das 9h às 18h30
Equipe curatorial: Silke Thomas, Rafael Raddi, Luiz Guilherme Vergara e Wagner Barja
Entrada gratuita

Fonte:

Deixe um comentário