Lugar de nutricionista também é na escola

Cada vez mais, vemos a preocupação de donos e diretores de escolas com a alimentação dos pequenos. Com isso a inserção do profissional nutricionista no ambiente escolar também vem crescendo. Afinal, esse é o melhor jeito de garantir uma alimentação saudável e equilibrada para os pequenos. Muitos podem se questionar se de fato é importante ter um cardápio elaborado e fiscalizado por um nutricionista. E eu garanto a cada um de vocês que esse profissional nas escolas faz toda a diferença.

A escola é um lugar de promoção de hábitos saudáveis, e, portanto, de alimentação saudável. Além de planejar o cardápio, treinar a equipe de manipuladores, fiscalizar a produção, o nutricionista também avalia o estado nutricional das crianças, e acompanha esse desenvolvimento.

Outras ações podem e devem ser feitas, como oficinas de culinária saudável, pois, assim, os pequenos se interessam pelo preparo dos alimentos (claro, que para cada faixa etária teremos graus de dificuldade diferentes), e com isso, incluir alimentos diversos, como frutas e verduras, pode ser mais prazeroso quando feito de uma forma mais lúdica. Essa é a melhor forma de fazer educação nutricional na escola, colocando os pequenos para “botar a mão na massa”.

Em muitas escolas, que têm espaço para hortas, essa também é uma boa forma de mostrar às crianças como plantar, colher e conhecer os alimentos in natura, pois na correria do dia a dia dos pais, muitas vezes as crianças não sabem de onde vêm os alimentos.

Então é isso pessoal: lugar de nutricionista é, sim, na escola!

Fonte:

Deixe um comentário