FHC usou empresa para bancar jornalista na Europa

Um fantasma do passado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a assombrá-lo com a volta da jornalista Miriam Dutra – com quem o tucano teve relacionamento extraconjugal nos anos 1980 e 1990 – ao noticiário. Despachada para a Europa depois que engravidou, Mirian agora reaparece e, em entrevista à Folha de S.Paulo, revela que a empresa Brasif S.A.Exportação e Importação ajudou FHC a enviar recursos ao exterior para custear gastos dela e do filho, Tomás Dutra, com quem o ex-presidente mantém relacionamento paternal.

16048580Segundo Miriam, as transferências foram feitas por meio de contrato fictício de trabalho celebrado em dezembro de 2002 e com validade de quatro anos. A contratante que aparece nos registros da contratação é a empresa Eurotrade Ltd., cuja sede a Brasif mantém nas Ilhas Cayman.

De acordo com o contrato, a jornalista Mirian, ex-funcionária da Rede Globo de Televisão, ficaria responsável por executar “serviços de acompanhamento e análise do mercado de vendas a varejo a viajantes”, além de fazer prospecções “tanto em lojas convencionais como em duty free shops e tax free shops” em países europeus. Tais informações deveriam ser repassados à Brasif, que naquela época explorava free shops – lojas com isenção de impostos – em aeroportos brasileiros.

Segundo o jornal paulista, FHC admitiu ter bancado Mirian e Tomás em países da Europa e possuir contas bancárias no exterior, mas disse que não usou a estrutura da Brasif para sustentar os dois.

Em outra entrevista, desta vez concedida à jornalista Fernanda Sampaio, da revista BrazilcomZ, Mirian também detalha a operação midiática que teria sido promovida à época para blindar FHC em meio ao surgimento do caso extraconjugal de seis anos. No relato, registra-se a ação da TV Globo em mandar Mirian a Portugal e a entrevista publicada pela revista Veja com a versão de que seu filho era fruto do relacionamento com um biólogo. Às vésperas da corrida presidencial de 1994, quando o tucano se elegeu presidente pela primeira vez, veículos de imprensa investigaram o caso extraconjugal do então candidato, mas a história não repercutiu e pouco foi publicado a respeito.

 


Dilma tenta pacto com o demônio para salvar governo, diz FHC


FHC diz que pedido de renúncia de Dilma foi mal interpretado


FHC: ‘Recebi de empreiteiras para fazer palestras’


 

Fonte:

Deixe um comentário