Evite o bisfenol. Dá câncer

O Bisfenol A, ou BPA, é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos comuns. O BPA também está presente na resina epóxi, utilizada na fabricação de revestimento interno de latas que acondicionam alimentos para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa. E você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com a nutrição?

Segundo alguns estudos, esse componente é um desregulador endócrino, e tem similaridade com o hormônio feminino e da tireoide. Estudos sugerem que, ao entrar em contato com o nosso organismo, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer.

Desde janeiro de 2012, está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham essa substância. Essa determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi baseada em estudos que apontam possíveis riscos decorrentes da exposição ao BPA. De acordo com a Anvisa, apesar de não haver consenso, a decisão foi baseada em estudos que indicam que a substância pode ser cancerígena, causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação de toxinas pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças até 1 ano de idade. Portanto, sempre procure embalagens de vidro ou que contenham a indicação de BPA-free (livre de BPA).

Não apenas para os pequenos, mas eu recomendo também que os adultos evitem algumas situações que poderiam levar ao aumento da exposição ao BPA nos alimentos, como tomar bebidas quentes em copos de plástico, como é muito comum, o cafezinho ou chá em copos plásticos. Sugiro que no trabalho você tenha sua própria xícara ou caneca, além de contribuir com o meio ambiente você estará evitando essa exposição desnecessária.  Além disso, não esquente no forno micro-ondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico, pois o BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.

Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico, pois sua liberação também ocorre quando há um resfriamento do plástico. Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas. E, por fim, opte pelo vidro, porcelana ou aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos.

Fonte:

Deixe um comentário