Dúvida de verão: alimentos que engordam

É muito comum ouvir o seguinte questionamento: “Quais alimentos engordam?” ou “o que posso comer que não vai me engordar?”. Vamos direto ao ponto: Nenhum alimento isolado tem essa capacidade. Portanto, não será um docinho que você comeu na festa que vai te engordar.

Pessoas que têm um hábito alimentar saudável, baseado em alimentos in natura ou minimamente processados e que são fisicamente ativas, estão, na maior parte das vezes, dentro de um limiar calórico e conseguem manter um equilíbrio energético entre o que elas consomem e o que gastam de energia.

Contudo, pessoas que não fazem exercício físico e que têm maus hábitos alimentares ultrapassam esse limiar de energia e, aí sim, qualquer alimento a mais terá essa capacidade de engordar.

Qualitativamente, vários alimentos têm características que favorecem o ganho de peso. Porém, se você estiver em equilíbrio, eles não serão capazes de, caso eventualmente fizerem parte na dieta, quebrar esse equilíbrio.

Ter isso em mente ajuda a desmistificar a ideia de alimentos bons e ruins, ou aqueles que engordam ou salvam a humanidade. Equilíbrio é tudo. Para isso, procure um nutricionista!

Deixe um comentário