Dieta do Carnaval

Estamos no carnaval. São dias de alegria e de folia. Muitos foliões se prepararam durante meses – alguns o ano todo – para brincar nos blocos de rua, nos bailes ou nas escolas de samba. E não pensem que isto é exagero. Realmente, é preciso muito preparo físico para dar conta de correr atrás do trio ou desfilar na avenida.

Além de um bom condicionamento físico que conseguimos com exercícios regulares durante o ano, a alimentação também é um ponto fundamental. Durante os dias de carnaval, período ainda de verão em nosso país, é importante manter o corpo hidratado. Para isso, beber pelo menos de 2 a 3 litros de água por dia pode ser uma boa estratégia.

Se você for pra um lugar de temperaturas elevadas, talvez o consumo de 3 a 4 litros d’água seja o ideal. Outros líquidos podem ser usados para a hidratação, como água de coco, sucos naturais e chás gelados (cuidado com os ricos em cafeína, pois ela é diurética e pode aumentar a desidratação).

A alimentação deve ser “leve”, ou seja, rica em frutas e hortaliças que tenham alto teor de liquido, peixes e carnes magras, além de fontes de carboidrato para dar energia, como batata, mandioca, arroz e pão integral.

Evite lanches de rua, pois você não sabe as condições de higiene em que foram preparados e armazenados. Claro que cada caso é um caso, e hoje temos muitos food trucks como boas opções de locais de refeição. Mas fique sempre atento às condições de higiene de onde você for comer.

No mais, a dica mais importante da dieta do carnaval é aproveitar a folia! Bom carnaval a todos!

Deixe um comentário