Detran faz “operação caça-níqueis” em Taguatinga

Fotografia: Brasília Capital

Há uma semana, cerca de 80 vagas de estacionamento público estão interditadas devido a obras de recuperação da rede de esgotos da Caesb em Taguatinga Centro. Na quarta-feira (26/6), o asfalto afundou e a pista foi fechada para obras de recuperação das tubulações. Foi o terceiro incidente do gênero desde o início do ano. E mais uma vez foram necessárias modificações no trânsito na área central da cidade.

O Departamento de Trânsito assumiu a reordenação do fluxo de veículos no setor, que inclui a rua C-8 e as quadras residenciais QSA 1, 2 e 3, e o acesso às CSA e à Avenida Comercial Sul. O próprio Detran instalou avisos sobre placas nas proximidades do Colégio Cemab, na Área Especial da QSA 3, alertando para o “tráfego modificado”.

Comerciantes, clientes e empresários que precisam chegar à C-8 passaram a usar as quadras especialmente para estacionar seus veículos. No entanto, algumas equipes do Detran passaram a fazer rondas, multando indiscriminadamente e sem qualquer tipo de orientação os carros estacionados ao longo do meio-fio. A atitude dos agentes tem causado revolta entre os motoristas.

“Se não há vaga na C-8, a única solução é deixar o carro nas QSA. Mas aí o Detran vem e multa, sem antes fazer qualquer tipo de orientação educativa e ao lado dos avisos colocados pelo próprio órgão de que o tráfego foi modificado. É um absurdo. Parece uma operação caça-niqueis”, protesta um empresário, pedindo anonimato.

Bom senso

A previsão inicial da administradora de Taguatinga, Karolyne Guimarães, era de que a situação estaria normalizada no sábado (29). No entanto, a Caesb detectou falhas nas tubulações e decidiu pela substituição de mais 900m lineares de manilhas. Assim, a reconstrução da primeira etapa da rede de esgotos se estenderá pelo menos até o final desta semana.

Até lá, os motoristas esperam que os agentes do Detran tenham, no mínimo, bom senso para entender que o momento requer compreensão de que parar o carro nas quadras vizinhas à C-8 é uma necessidade para quem precisa trabalhar ou acessar o comércio e os serviços de empresas instaladas naquela quadra, que vão de bancos a lojas de festa e salões de beleza, entre outros.

Deixe um comentário