Detran converte multa em advertência

Foto: Nina Quintana/Agência Brasília

Condutores do Distrito Federal que cometeram, em 2019, apenas uma infração leve ou média no trânsito poderão converter a multa em advertência. A conversão pode ser feita no Portal de Serviços do Departamento de Trânsito (Detran) e está prevista no artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com isso, o Detran abriu mão de uma arrecadação de R$ 2.9 milhões relativa a 22.329 infrações. “Isso demonstra que o nosso objetivo é trabalhar com eficiência em todas as frentes: Educação, engenharia, fiscalização e atendimento ao público”, afirma o diretor-geral, Alírio Neto.

Mais de 22 mil condutores foram beneficiados pela conversão em 2019. Para realizar a medida, é necessário que a notificação de autuação tenha sido emitida pelo Detran-DF, que o interessado acesse o portal dentro do prazo de apresentação da defesa da autuação, que a infração tenha natureza leve ou média e que o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.

Para Alírio Neto, a ação beneficia o condutor que não costuma cometer infrações e, em regra, respeita as leis de trânsito. “Entendo que é importante fiscalizar, mas a educação é a melhor direção”, finaliza.

Deixe um comentário