DER constrói nova ponte sobre o Córrego Samambaia

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O caminho para quem acessa a DF-079, ou Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), em breve estará melhor: o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) trabalha na construção da ponte sobre o Córrego Samambaia, uma obra orçada em R$ 2,4 milhões.

R$ 2,4 milhões – Valor orçado para a obra

A ponte é uma reivindicação antiga da comunidade e vai solucionar um problema que acomete quem trafega pelo trecho entre o viaduto Israel Pinheiro (EPTG) e o primeiro balão no sentido Águas Claras/Arniqueira: o transbordo da água do córrego durante o período chuvoso. A estrutura conta com um vão de 20 metros de comprimento e 15,5 metros de largura, sendo constituída por três faixas de rolamento de três metros e meio cada, além de uma ciclofaixa também com três metros de largura.

“O extravasamento de água acabava por interditar o trânsito. É uma via muito movimentada, qualquer interdição que ocorra, já causa um transtorno que é refletido no DF inteiro. Para evitar esse tipo de problema, a gente está resolvendo isso de uma vez por todas”, explica o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante.

Cerca de 60 mil veículos passam pelo local diariamente, de acordo com estimativa do departamento. Durante a obra, o trânsito está desviado para um caminho alternativo pelo canteiro central, viabilizando a operação de reversão de faixa nos períodos de maior fluxo de carros em ambos os sentidos da rodovia.

Além da construção da ponte, o DER também conta com o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) no remanejamento e reforço da rede de águas pluviais e de esgoto que passam próximas ao córrego, evitando assim novos problemas durante o período chuvoso.

Melhoria para a população

Com pouco mais de oito quilômetros de extensão, a EPVP é uma importante via que conecta a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), passando por Águas Claras, Arniqueira e Park Way. A nova ponte sobre o córrego Samambaia irá beneficiar os moradores das três regiões administrativas.

“Essa obra vai melhorar o trânsito para os moradores da nossa região que acessam a EPTG diariamente; o andamento está acelerado e a comunidade está muito grata, em especial ao DER e ao nosso governador Ibaneis Rocha”, resume a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino.

Segurança para ciclistas

Além de garantir a segurança para a passagem de veículos, o projeto da nova ponte também vai manter a ciclofaixa existente no local, beneficiando os ciclistas que utilizam a via tanto como um meio de lazer quanto de transporte. “É fundamental termos essa interação entre rodovia e ciclovia. Ajuda para que se tenha mais segurança, pois não estamos disputando a via com os carros”, observa o coordenador do grupo de ciclistas Família Maximus no Pedal, Max Pires.

O administrador de Águas Claras, Francisco de Assis da Silva, também destaca a importância da permanência do espaço para ciclistas na nova estrutura: “A manutenção da ciclofaixa ocorre em razão da sua relevância, pois se trata de melhorias relacionadas à mobilidade das pessoas que circulam na região”.

Deixe um comentário