CLDF propõe Centro De Referência para Doenças Raras

Audiência pública realizada segunda-feira (2) na Câmara Legislativa. Foto: Divulgação

Audiência pública realizada segunda-feira (2) na Câmara Legislativa propôs a criação de um Centro de Referência no Atendimento de Pacientes e da Frente Parlamentar para discutir a Política Distrital em Face das Doenças Raras no DF. A iniciativa do líder do governo na Casa, Cláudio Abrantes (PDT), recebeu o apoio da deputada federal Érika Kokay (PT) e do distrital Iolando Almeida (PSC).

Abrantes prometeu levar a proposta da construção do Centro ao governador Ibaneis Rocha e aos órgãos do GDF que poderão contribuir com a obra, entre eles a Novacap. “Conto com a ajuda também do Legislativo, para a destinação de verbas”, completou.

Durante o evento, prestigiado por representantes de portadores de doenças raras e por autoridades médicas e políticas, Cláudio Abrantes destacou a dificuldade nos diagnósticos e a necessidade de centros de saúde e profissionais voltados a doenças raras.

Ele destacou que o teste do pezinho realizado no Distrito Federal é referência em todo o País, uma vez que detecta 44 patologias, enquanto a média nacional é de oito doenças detectadas.

Deixe um comentário