“Brasil Voluntário” prorroga inscrições

Boa notícia para quem tiver interesse em uma experiência como voluntário na Copa do Mundo FIFA. As inscrições do programa “Brasil Voluntário”, do governo federal, foram prorrogadas até o dia 16 de março. São mais 10 dias para se inscrever e participar da seleção, que escolherá até 1,5 mil pessoas em cada uma das 12 cidades-sede. Entre elas Brasília, que será palco de sete jogos no Mundial.

 

A coordenadora do programa “Brasil Voluntário” do GDF, Helena de Lima, explica que os voluntários precisam ser dedicados e carismáticos. “Eles têm de estar preparados para lidar com o público, tirando dúvidas, orientando ou ajudando”, recomendou.

 

Isso porque os selecionados atuarão de forma integrada ao programa de voluntariado da FIFA e prestarão auxílio a torcedores, imprensa não credenciada e turistas, em aeroportos, áreas de fluxo (como centros comerciais e pontos turísticos), entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de áreas de mobilidade urbana (como terminais de ônibus e estações de metrô) e centro aberto de mídia nas cidades onde este serviço estiver disponível.

 

Brasileiros de todo o país podem se inscrever para qualquer cidade-sede do evento, mesmo que não morem no local. No entanto, o programa não prevê auxílio para deslocamento e hospedagem durante o treinamento e a competição. Os candidatos precisam estar atentos, pois os selecionados para as fases de treinamento e atuação receberão as informações por e-mail. Por isso, é muito importante verificar todos os dados antes de confirmar a inscrição.

 

Na hora de se inscrever, os candidatos precisam escolher o local de atuação. No Distrito Federal, o treinamento das equipes será dado pela Universidade de Brasília (UnB). Após serem convocados por e-mail, os selecionados poderão acessar a plataforma e completar a capacitação a distância. A seleção inclui, ainda, um treinamento presencial, durante quatro fins de semana em cada cidade-sede, entre maio e junho.

 

SERVIÇO:

O que é o programa “Brasil Voluntário”?
O governo federal escolherá até 1,5 mil voluntários em cada uma das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo da FIFA™.

Como participar?
As inscrições para concorrer a uma vaga têm de ser feitas pelo site www.brasilvoluntario.gov.br.

 

Qual o período das inscrições?
Até 16 de março.

Quais os requisitos?
Ter no mínimo 18 anos e disponibilidade para atuar por pelo menos sete dias, seguidos ou não. Não há limite máximo de idade.

Como saber se foi selecionado?
Os voluntários classificados para as fases de treinamento e atuação receberão as informações por e-mail.

Quando saem os resultados da seleção?
Depois de 16 de março, haverá duas etapas de treinamento, com datas ainda a serem marcadas. O resultado das avaliações também será dado por e-mail.

 

Fonte:

Deixe um comentário