Arena Corinthians será entregue até 15 de abril

Comitiva da Fifa, do governo brasileiro e do Comitê Organizador Local (COL) vistoriaram, ontem (20) o estádio de abertura e debateu preparativos de mobilidade na capital paulista. O gramado está plantado, as cadeiras já ocupam grande parte das arquibancadas, os 20 mil assentos em estruturas temporárias seguem em construção e a previsão é de que os destroços decorrentes do acidente ocorrido no fim de 2013 sejam removidos completamente até o fim de janeiro.

Com isso, as intervenções na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo da Fifa e de outras cinco partidas, estão 97% concluídas, segundo os responsáveis, e a previsão é de que a obra seja entregue até, no máximo, 15 de abril.

Os dados foram apresentados na primeira escala do tour de visitas aos estádios do Mundial de 2014. O grupo partiu, em seguida, para visita à Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), ainda nesta segunda, e passará pela Arena da Baixada, em Curitiba, nesta terça-feira (21).

Diante do diagnóstico na capital paulista, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se disse confiante de que tudo estará ajustado para a abertura da Copa, em 12 de junho, numa partida entre Brasil x Croácia.

“Tivemos uma ótima reunião nesta manhã. Discutimos o jogo de abertura e os outros cinco que serão realizados em São Paulo. Estamos confiantes de que os preparativos estão em curso e de que mídia e torcedores encontrarão a estrutura necessária. Nunca recebemos tantos pedidos de ingressos para uma Copa. Foram cerca de 10 milhões de pedidos. Isso mostra que a Copa no Brasil atrai os olhares e o interesse de todo o mundo”, afirmou o dirigente da entidade.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reforçou que, além da estrutura esportiva, há ações que deixarão legado na Zona Leste de São Paulo, região com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital paulista.

“Com a proximidade do evento, aumentam as expectativas do País, do mundo, da imprensa, em relação ao andamento dos preparativos. Já ouvimos o relato do andamento das obras do estádio, e vimos, com o governo e a prefeitura, a evolução das obras do legado em mobilidade. Elas estarão prontas e entregues à população antes da Copa”, afirmou. “Com isso, a Zona Leste de São Paulo recebe valorização como área de vivência comercial e industrial. É o que queremos. É o que esperamos”, comentou o ministro.

Mobilidade na Zona Leste

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, afirmou que a área pública no entorno da arena está bastante adiantada. “É uma grande praça de chegada. Estamos com o cronograma em dia para entregar tudo organizado para os jogos de teste, de acordo com o que assumimos”, afirmou. Ela explicou que houve oito remoções e 26 desapropriações, todas concluídas, para garantir obras viárias na região. “Também assinamos uma Lei de Incentivos Fiscais que prevê a geração de 50 mil empregos na Zona Leste˜, disse.

O secretário de Planejamento do governo de São Paulo, Júlio Semeghini, previu que as intervenções viárias no acesso à Arena Corinthians começarão a ser entregues em março e serão concluídas em abril, a tempo da Copa do Mundo.

Assentos temporários

Como a Arena Corinthians será palco da abertura da Copa, são necessários 20 mil assentos adicionais ao projeto do clube. Eles estão sendo instalados de forma temporária atrás dos dois gols. O trabalho, segundo o governo de São Paulo, está no cronograma e sendo inteiramente realizado com recursos privados, e 80% dos custos necessários já foram captados pela Ambev, empresa que está à frente destes preparativos. Os 20% restantes, segundo o representante do governo estadual, serão equacionados e anunciados nos próximos dias.

Os dirigentes garantiram que as obras terminarão em tempo suficiente para garantir os eventos-teste necessários para avaliar todas as questões operacionais do estádio. “Temos de garantir que faremos os testes com diferentes capacidades de público até chegar ao estádio com lotação total”, afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, adicionando que o Corinthians, que reúne milhares de torcedores, é o clube certo para isso, por garantir o público necessário em todos os eventos realizados no estádio.

Fonte:

Deixe um comentário