Ar seca em Brasília

A umidade relativa do ar em Brasília deve começar a cair nos próximos dias, com a diminuição da nebulosidade e chegada de uma massa de ar seca. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas estão previstas até quinta-feira (26). Depois, o índice pode chegar aos 30% nas horas mais quentes. As temperaturas variam entre a mínima de 16°C e a máxima de 29°C. A previsão se estende pelo menos até o fim de abril.

O outono é o período de transição entre o verão úmido e quente com o inverno seco e frio. A previsão é que as precipitações cessem em junho.

Inverno mais rigoroso é boato

O Inmet negou a informação de que o inverno de 2018 no Brasil seria o mais rigoroso dos últimos 100 anos. Segundo o órgão, não há “qualquer fundamento técnico/científico, nenhuma base de estudo de pesquisa climatológica ou de previsão climática”. A estação deve ter condições dentro da normalidade, com algumas ondas de frio que devem atingir até a parte sul da Região Norte do Brasil, segundo o Inmet.

Até agora, a menor temperatura oficialmente registrada no Brasil ocorreu na cidade de Xanxerê (SC) em 20 de julho de 1953: -11,1°C.

Já Vostok, estação russa na Antártida, marcou -88,5°C em agosto de 1960, recorde histórico no planeta.

Deixe um comentário