Álcool atrapalha ganho de massa muscular

Para os malhadores de plantão, tenho uma notícia: se você gosta de beber, está atrapalhando sua hipertrofia! Talvez por isso muita gente reclame da dificuldade em ganhar massa magra mesmo com uma rotina diária de exercícios.

Isso acontece porque o álcool atrapalha o metabolismo energético e a disponibilidade de energia para as células musculares. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas desregula o eixo hormonal que ajuda a fazer o processo de síntese proteica.

A ingestão excessiva de álcool aumenta os níveis de cortisol, reduz os níveis de testosterona e IGF-1, e também interfere no influxo de cálcio para as células musculares, que são responsáveis pela contração muscular.

Alguns estudos mostram também piora no sistema cardiovascular e uma percepção de esforço maior entre aqueles que fazem o consumo de álcool. Mais do que quatro doses de cerveja, algo em torno de 500 a 600ml, já acarreta todas essas modificações descritas.

Portanto, se você faz parte do grupo que gosta de tomar uma cervejinha depois do treino, pense bem quando reclamar da dieta da nutricionista ou do treino que foi prescrito. Provavelmente, o problema estará no chopinho do final de semana.

Deixe um comentário