A nutrição no início da vida

O início da vida do ser humano, desde a sua concepção, pode influenciar de modo determinante todo o seu desenvolvimento e suas condições de saúde até a vida adulta.

A nutrição adequada durante a janela de mil dias, ou seja, da concepção aos dois anos de idade, tem um impacto profundo na capacidade de uma criança crescer, aprender e se desenvolver de forma plena.

Muitas evidências mostram que é possível que haja uma programação metabólica ainda no período gestacional, e a nutrição apresenta-se como fator determinante nesse processo.

As mudanças no estilo de vida da população têm trazido consequências graves, como o desenvolvimento de doenças crônicas cada vez mais cedo.
Uma elevada prevalência de obesidade e doenças crônicas entre crianças, quadro jamais observado na história da humanidade, tem crescido de forma exponencial.

Promover a saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças desde o início da vida tem sido cada vez mais importante para garantir um futuro mais saudável da população mundial. Além disso, a formação dos hábitos de vida, incluindo hábitos alimentares, acontece nessa fase.

Portanto, o cuidado e a nutrição adequada de gestantes e crianças são fundamentais para toda a vida do ser humano!
Fiquemos atentos a isso!

Deixe um comentário