Tchau, 2016!

 

Janeiro

1- Entra em vigor no Brasil o Acordo Ortográfico de 1990 

Morre David Bowie após lutar contra um câncer por 18 meses

3 –  Sismo de intensidade 7 na escala de Mercalli provoca entre 5 a 10 mortos e 100 feridos na Índia e Bangladesh.

6 – Coreia do Norte anuncia teste com bomba de hidrogênio

10 – Morre David Bowie após lutar contra um câncer por 18 meses.

11 – Cerimônia de entrega do prêmio FIFA Ballon d’Or.

– Avalanche de grande proporção sacudiu vários hotéis dos Alpes, onde a neve chegou a um metro na localidade de Bassans, na França.

12 – O município de Belém, capital do Pará, completa quatrocentos anos.

– Atentado em Istambul provoca 11 mortes e 15 feridos.

13 – Polícia Federal indicia Samarco e Vale por tragédia de Mariana

14 – Atentados em Jacarta provocam 17 mortes.

15 – Atentado terrorista da Al-Qaeda ao Hotel Splendid, na cidade de Ouagadougou, em Burkina Faso, provoca 30 mortos e dezenas de feridos.

Tsai Ing-wen é eleita primeira presidente de Taiwan

16 – Tsai Ing-wen é eleita primeira presidente de Taiwan

– Marcelo Rebelo de Sousa é eleito o presidente de Portugal

24 – Marcelo Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal.

25 – Tempestade Jonas deixa 25 mortos na costa leste dos Estados Unidos

– Terremoto de 6,3 sacode Andaluzia e Melilla, no Sul da Espanha

27 – Deflagrada pela PF a 22ª fase, denominada Triplo X. Alvo eram obras da Bancoop, cooperativa dos bancários que foi presidida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e 2 mandados de condução coercitiva nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e Joaçaba (Santa Catarina).Foi presa em São Paulo Nelci Waquer, que consta como proprietária do Triplex 163, B, no Condomínio Solaris, da OAS, no Guarujá. O apartamento que seria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o tríplex 164 Alfa, na torre vizinha.

 

Fevereiro

Foto: reprodução.

1° – Organização Mundial da Saúde declara emergência internacional por microcefalia.

2 – Justiça espanhola na cola de Neymar. O Fisco espanhol investigou o processo que envolve sua transferência do Santos para o time catalão em 2013 e o jogador prestou depoimento. Em 23 de novembro, sua prisão preventiva foi pedida pelo Ministério Público do país europeu.

2 – Pai é morto na porta da escola do filho, no Guará II. O bandido, menor de idade, matou o servidor do Senado, Eli Roberto Chagas, para roubar o carro que ele acabara de comprar numa concessionária no SIA.

6 – Terremoto no sul de Taiwan deixa 98 mortos e 550 feridos.

– Império de Casa Verde é a campeã do desfile das escolas de samba de São Paulo

– Estação Primeira de Mangueira é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro.

11 – DF se torna a primeira das 27 unidades federativas a legalizar o uso do canabidiol para fins de tratamento de pessoas que sofrem com epilepsia.

11 – Cientistas dos EUA anunciam a descoberta das ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein em sua Teoria Geral da Relatividade.

12 – Papa Francisco encontra-se em Cuba com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa para assinar declaração conjunta de união fraternal entre as duas igrejas. Foi o primeiro encontro entre seus líderes desde 1054.

15 – Início da transição do sinal televisivo analógico para o digital no Brasil.

20 – Rolling Stones no Brasil depois de 10 anos.

26 – Gianni Infantino é eleito presidente da FIFA.

 

Março

10 – Temporal em São Paulo deixa 25 mortos.

Manifestações contra a nomeação de Lula no governo Dilma. Foto: reprodução.

13 a 21 – Ocorrem protestos por todo o Brasil contra a nomeação de Lula para o governo Dilma.

16 – Ex-presidente Lula assume a Casa Civil.

– Juiz federal Sérgio Moro divulga grampos da operação Lava Jato de ligações telefônicas de Lula com Dilma Rousseff. Na conversa, o ex-presidente se despediu com um “tchau, querida”, frase que opositores usaram para pedir o afastamento de Dilma da presidência da República.

19 – Vôo Flydubai 981 cai nas proximidades do aeroporto da Rússia. O acidente provocou a morte de 55 passageiros e sete tripulantes.

21 – Barack Obama faz visita histórica a Cuba

– O ex-vice-presidente da República do Congo, Jean-Pierre Bemba, é condenado por duas acusações de crime contra a humanidade e três acusações de crimes de guerra.

22 – Atentado terrorista no aeroporto e no metrô de Bruxelas. No total, foram 35 mortos e 300 feridos.

 

Abril

3 – Torcidas organizadas do Palmeiras e do Corinthians se enfrentaram antes do jogo. Um homem foi morto. Depois do episódio, a Secretaria de Segurança Pública determinou que todos os clássicos disputados no estado deveriam ter torcida única até o fim do ano.

– Fuga de informação Panamá Papers revela escândalo de evasão fiscal global.

5 – O primeiro-ministro da Islândia Sigmundur, David Gunnlaugsson, renuncia ao cargo após ter o nome citado no escândalo Panamá Pampers.

11 – A comissão de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff aprova o parecer do relator, deputado Joavir Arantes (PTB-GO), por 38 votos a 27.

Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro. Foto: reprodução

12 – Surto de H1N1 no Brasil leva centenas de paulistas às filas de hospitais e laboratórios em busca de vacina contra a doença.

13  – Os Estados Unidos confirmam o vinculo do Zika vírus com a microcefalia.

17 – Câmara dos Deputados decide pela continuidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

21 – Desaba parte da ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, deixando dois mortos.

– Morre o cantor, compositor e multi-instrumentista americano Prince Rogers Nelson, aos 57 anos, em Minnesota.

 

Maio

Foto Lula Marques/Agência PT

5 – STF decide pelo afastamento de Eduardo Cunha na presidência da Câmara de Deputados.

12 – Dilma é afastada da presidência da República após votação no Senado pela admissibilidade do parecer favorável ao processo de impeachment. Michel Temer assume interinamente por 180 dias.

20 – Início do mandato de Tsai Ing-wen,  presidente de Taiwan.

23 – PF realiza a Operação Repescagem, que investiga crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa envolvendo verbas desviadas ligadas ao Partido Progressista (PP). O ex-tesoureiro do partido, João Cláudio Genu, foi preso na operação. Expediram-se seis mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária em Brasília, Pernambuco e Rio de Janeiro

24 –  PF deflagra a Operação Vício, com 39 mandados judiciais, sendo duas prisões, vinte e oito de busca e apreensão e nove mandados de condução coercitiva em São Paulo e Rio de Janeiro. Os alvos da operação foram José Dirceu e Renato Duque. Os crimes apurados são de corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos

25 – CPI da Lei Rouanet é protocolada na Câmara. O requerimento para a criação da CPI foi apresentado pelos deputados do DEM Alberto Fraga (DF) e Sóstenes Cavalcante (RJ).

27 – Espectrômetro de massa da sonda Rosetta  confirma presença de substâncias relacionadas à origem da vida na cauda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

28 – Real Madrid conquista a Liga dos Campeões da UEFA.

– Gorila Harambe é morto  em seu recinto no zoológico de Cincinnati quando um menino de quatro anos cai acidentalmente em seu recinto. O episódio causa indignação em todo o mundo.

 

Junho

Bombeiros atendendo às vítimas do ataque em boate gay em Orlando (EUA). Foto: reprodução.

2 – Enchentes castigam o sul da Baviera, na Alemanha, deixam seis mortos, pessoas desaparecidas e milhares de residências sem eletricidade.

3 – Museus do Louvre e Orsay evacuam parte de suas obras devido às enchentes em Paris.

5 – Inaugurado o Veículo Leve sobre Trilhos do Rio de Janeiro. Viagem inaugural só ocorreu no dia seguinte.

7 – Comissão Interamericana denuncia Brasil à OEA por tragédia no Rio Doce

12 – Ataque em boate gay em Orlando (EUA), provoca cerca de 50 mortos e 53 feridos.

13 – Microsoft adquire a empresa Linkedin por US$ 26,2 bilhões, sendo a maior aquisição da Microsoft até então.

Marcelo Odebrecht sendo preso. Foto: reprodução.

19 – PF prende os presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, em nova etapa da 14ª fase da Lava-Jato, batizada de “Erga Omnes”

23 – A Polícia Federal deflagrou a Operação Custo Brasil, um desdobramento da 18ª fase da Lava Jato, com o objetivo de apurar o pagamento de suborno referente a contratos de prestação de serviços de informática no valor de R$ 100 milhões. Dentre os presos, ex-ministro do governo Dilma, Paulo Bernardo

24 – Em referendo histórico, o Reino Unido decide sair da União Europeia.

28 – Atentados no aeroporto de Istambul, na Turquia, provocam 42 mortos e 239 feridos.

 

Julho

1 – Em nova fase da Lava Jato, PF prende o doleiro Lúcio Bolonha Funaro, em São Paulo. Ele é ligado a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Câmara, segundo as investigações.

– Homens armados invadem um café (restaurante) e deixam 20 reféns mortos, a maioria estrangeiros, em Daca  capital de Bangladesh. O Estado Islâmico e a filial da Al Qaeda na Índia reivindicaram o ataque.

3 – Atentado de Bagdá reivindicado pelo Estado Islâmico deixa 143 mortos e quase 200 feridos.

4  – PF deflagra a Operação Abismo em São Paulo, Rio de Janeiro e DF. Um dos alvos é o ex-tesoureiro do PT, Paulo Adalberto Alves Ferreira.

– Juno, sonda espacial da NASA, entra na órbita de Júpiter. 

7 – Eduardo Cunha renuncia ao cargo de presidente da Câmara.

– 32ª fase da Lava Jato  investiga crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa internacional. Policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva em São Paulo, São Bernardo do Campo e Santos. Os alvos foram o banco panamenho FPB Bank, que atuava no Brasil clandestinamente, sem autorização do Banco Central, e o escritório Mossack Fonseca, especializado em abertura e administração de offshores. Paulo Fanton, o representante do banco no Brasil, foi um dos alvos de mandados de condução coercitiva e busca e apreensão.

10 – Portugal ganha o 1º título da Eurocopa, diante da França, na casa do adversário.

13 – Theresa May assume, após renúncia de David Cameron, como primeira-ministra do Reino Unido durante a saída da União Europeia.

14  – Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados.

Em pronunciamento, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) .
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

– Atentado terrorista em Nice, França, deixa dezenas de mortos e centenas de feridos na celebração do Dia da Bastilha.

– Polícia Federal deflagra, operação cumprindo 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF contra políticos com foro privilegiado que foram alvos de seis inquéritos instaurados na Corte a partir da Operação Lava-Jato. Entre os alvos do mandado estão o senador Fernando Collor de Mello (PTB), em Alagoas, os senadores Fernando Bezerra (PSB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI),o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), o ex-deputado João Pizzolatti (PP-SC), além do ex-ministro Mário Negromonte.

15 – Turquia sofre tentativa de golpe militar contra o governo de Erdogãn 

22 – Atentado em Munique provoca 10 mortos e 10 feridos.

23 – Terroristas do Estado Islâmico matam 80 pessoas e ferem outras 260 após ataque em manifestação pacífica em Cabul, no Afeganistão.

– Solar Impulse 2 se torna a primeira aeronave movida a energia solar a circum-navegar a Terra.

– Inundações e deslizamentos matam mais de 110 pessoas e deixam 400 mil desabrigados na China

24 – Três grandes incêndios mobilizam bombeiros e avião é usado para combate. O fogo atinge área entre o Jardins Mangueiral e o Complexo Penitenciário da Papuda.

26 – Homem mata 29 pessoas e fere outras 26 em esfaqueamento em massa numa clínica para deficientes em Sagamihara, no Japão.

30 – Dezesseis pessoas morrem em incêndio e queda de balão de ar quente próximo a Lockhart, no Texas (EUA).

31 – Termina a Jornada Mundial da Juventude na Cracóvia, na Polônia, iniciada em 26 de julho.

 

Agosto

2 – PF deflagra a Operação Resta Um, que investiga a atuação da construtora Queiroz Galvão e de seus ex-executivos Idelfonso Collares e Othon Zanoide Filho em corrupção e fraude nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, na Refinaria Abreu e Lima e em diversas refinarias. Houve 23 mandados de busca, dois de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de condução coercitiva.  Foram presos Ildefonso Collares e Othon Zanoide, que já haviam sido presos provisoriamente na sexta fase da Lava Jato

3 – 17 ª fase da Operação Lava Jato prende o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, acusado de crimes relacionados a contratos com o poder público e a Petrobras. 

Flávia Saraiva. Foto: reprodução.

–  Inicia-se a XXXI Olimpíada, no Rio de Janeiro, a primeira edição dos Jogos realizada na América do Sul. A abertura e encerramento foram no estádio do Maracanã, sendo a primeira vez, desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1900, que a Cerimônia de abertura aconteceu num local diferente de onde foram realizadas as competições de atletismo, e contou com a presença de diversos artistas brasileiros.  Nas Olimpíadas, o Brasil ficou em 13º lugar geral com 19 medalhas sendo 7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

8  – Tempestade Earl deixa 39 mortos no México

15 – Terremoto no Peru deixa ao menos 4 mortos e mais de 50 feridos

16  – Enchente histórica mata 10 e danifica 40 mil casas, no sul do estado de Louisiana nos EUA

18 – Uma série de ataques em cidades da Grande São Paulo deixou pelo menos 18 pessoas mortas. Osasco foi o município com maior número de vítimas: 15, segundo a polícia. Outras três morreram em Barueri. Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

19 – Câmara aprova redução da idade penal – Com 320 votos favoráveis, o plenário aprova  a PEC 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos.

20 – PGR denuncia Eduardo Cunha, acusando-o de corrupção passiva e lavagem de dinheiro . A denúncia enviada ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que Cunha recebeu propina de US$ 5 milhões. 

23 – Enchentes na Índia deixam 300 mortos e mais de 6 mi afetados

24 – Terremoto de magnitude 6,2 atinge a região central da Itália, entre os municípios de Perúgia e Rieti, a pouco mais de 150 Km a nordeste de Roma, sendo Amatrice a mais atingida, causando a morte de mais de 280 pessoas e mais de 360 feridos.

25 – Terremoto de 6,8 graus atinge Mianmar e é sentido na Tailândia e Bangladesh

31 – Dilma Rousseff é definitivamente afastada da presidência da República. Temer assume.

– Tufão Lionrock deixa 33 mil deslocados no nordeste da China

 

Setembro

Abertura dos Jogos Paralímpicos. Foto: reprodução.

5 – É protocolado o segundo pedido de impeachment contra o governador do DF, Rodrigo Rollemberg. O pedido foi feito pelo servidor público Carlos
 Antônio Duarte, após a mudança de destinação de recurso do Fundo Constitucional.

7 – Os Jogos Paralímpicos começam no Rio de Janeiro, logo após as Olímpiadas. A competição consagrou Daniel Dias, que se tornou o maior medalhista da natação em Paralimpíadas, com 24 medalhas. Nove delas foram vencidas durante a competição, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze.

12 – A ministra Cármen Lúcia toma posse na segunda-feira (12) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar do ministro Ricardo Lewandowski. Durante o mandato de dois anos, a magistrada acumulará a chefia da mais alta Corte do País com a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle do Judiciário.

O ator, teatrólogo e palhaço Domingo Montagner. Foto: reprodução.

15 – O ator, teatrólogo e palhaço Domingo Montagner, de 54 anos, morre afogado no Rio São Francisco, em Canindé do São Francisco, em Sergipe.
 Montagner havia ido nadar no intervalo das gravações da novela Velho Chico, da TV Globo

21 – O Governo de Brasília determina o racionamento de água no Distrito de Federal. Brazlândia, Jardim Botânico, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho ficaram sem água durante alguns dias, devido à falta de abastecimento das barragens Descoberto e Santa Maria, que operavam abaixo do nível ideal dos reservatórios.

22 – O juiz federal Sérgio Moro manda prender e, depois, revoga a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega durante 34ª fase da Operação Lava Jato. Moro afirmou que não tinha conhecimento do estado de saúde da esposa de Mantega, que estava no hospital Albert Einstein.

26 – O governo colombiano assina um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) – a maior guerrilha armada da América Latina. No entanto, os colombianos rejeitaram o acordo em um plebiscito. Em novembro, porém, as Farc e o governo colombiano assinaram um novo acordo da paz para acabar com os 52 anos de conflito armado no país.

 

Outubro

2 – O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, João Doria, se elegeu para o cargo em primeiro turno. Ele teve 53,29% dos votos válidos e desbancou o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), com 16,70%.  

13 – O cantor e compositor Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. O prêmio lhe foi entregue por “ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção americana”.

FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

16 – Duas mulheres morreram e outras quatro pessoas ficaram feridas após um atropelamento no Templo de Salomão, considerado a sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, localizado no Brás, na região central de São Paulo. Câmeras de segurança registraram o momento em que um carro atropela um grupo de pessoas. A autônoma Dilza Maria Chianca, de 61 anos, foi presa em flagrante.

19 – O presidente cassado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é preso em Brasília. O ex-deputado foi capturado preventivamente perto do prédio dele, na Asa Sul, em Brasília, por ordem do juiz federal Sérgio Moro.

25 – Morre, aos 72 anos, o comentarista esportivo, ex-lateral direito e ex-técnico Carlos Alberto Torres, capitão da seleção na conquista do tricampeonato mundial, em 1970. O ex-jogador marcou o último gol do Brasil na vitória contra a Itália por 4 a 1 na final da Copa do México.

31 – Marcelo Crivella (PRB) é eleito o prefeito do Rio de Janeiro. O candidato teve 59,36% dos votos válidos e superou Marcelo Freixo (PSol) no segundo turno.

 

Novembro

Os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul mergulharam em graves crises financeiras, que resultaram em atraso de salários do funcionalismo público, greves, redução do serviço fornecido à população e, no fim do ano, na derrota eleitoral dos candidatos da situação. O governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles (PP), e o do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), decretaram estado de calamidade pública.

O republicano Donald Trump. Foto: reprodução.

4 –  O Ministério da Educação informa que 8.409 candidatos do Distrito Federal terão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adiado para os dias 3 e 4 de dezembro, por conta de ocupações estudantis em dez estabelecimentos onde haveria as provas. O número inclui as seis escolas que já estavam desocupadas e quatro locais de prova na Universidade de Brasília (UnB).

7 – Poeta, escritor, compositor e cantor canadense Leonard Cohen morre aos 82 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. Autor do sucesso Hallelujah, Cohen morreu dormindo.

8 – O republicano Donald Trump surpreende o mundo ao ser eleito o 45º presidente dos Estados Unidos, vencendo a democrata Hillary Clinton. A vitória do empresário e ex-apresentador de televisão representou o triunfo do populismo e a escolha de um presidente imprevisível.

13 de novembro – O Grande Prêmio do Brasil 2016 de Fórmula 1 registra a última corrida de Felipe Massa no País pela categoria. Apesar de não ter terminado a prova em Interlagos, foi ovacionado pelo público. O piloto brasileiro encerraria sua carreira de 14 anos na F-1 na corrida seguinte.

18 – O ministro da Cultura, Marcelo Calero, pede demissão ao presidente Michel Temer, acusando Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria do Governo, de pressão indevida para liberar uma obra em Salvador. Uma semana depois, Geddel apresentou sua carta de demissão.

(Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

25 – Morre aos 90 anos o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. O funeral do cubano ocorreu no dia 4 de dezembro e as homenagens incluíram uma procissão até Santiago de Cuba, onde as cinzas foram depositadas no Cemitério de Santa Ifigenia.

27 – O Palmeiras é novamente campeão brasileiro, depois de 22 anos de espera. O time de Gabriel Jesus e Dudu, comandado pelo técnico Cuca, conquistou o título com uma rodada de antecedência, em 27 de novembro.

29 – O esporte registra o maior acidente aéreo de sua história com a queda do avião que levava a delegação da Chapecoense a Medellín, na Colômbia. A principal suspeita é de falta do combustível. Das 77 pessoas a bordo, 71 morreram e apenas seis sobreviveram. Também foi a maior tragédia do jornalismo brasileiro. A Chapecoense iria disputar a final da Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional, que, após a tragédia, se solidarizou e abriu mão do título, que foi dado ao time de Chapecó.

 

Dezembro

O presidente do Senado, Renan Calheiros (Geraldo Magela/Agência Senado)

1º – O STF torna Renan Calheiros réu sob acusação de desvio de recursos da verba indenizatória do Senado por meio da contratação de empresa locadora de veículos em 2005.

– A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprova a medida do GDF para usar verbas do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal para fechar a folha de pagamento do funcionalismo local.

4 – O escritor, poeta e teatrólogo Ferreira Gullar morre aos 86 anos. Gullar estava internado no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio com um quadro de insuficiência respiratória e pneumonia, que foi apontada como a causa da morte.

5 – A bacharel em Direito Elize Matsunaga foi condenada a 19 anos e 11 meses de prisão em regime fechado por ter esquartejado o marido, Marcos Kitano Matsunaga, executivo da Yoki, em 2012. O Conselho de Sentença eliminou duas das três qualificadoras no homicídio e diminuiu a pena, que poderia ser de 32 anos.

6 – Governo envia ao Congresso proposta de reforma da Previdência Social que entre outras medidas fixa a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres e estabelece 49 anos de contribuição.

– Justiça determina prisão de Adriana mulher do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).

7 – Por 6 votos a 3, o plenário do STF rejeita o afastamento de Renan da presidência do Senado, mas decide que, como é réu, está fora da linha sucessória da presidência da República.

9 – Um anexo de 82 páginas da delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais do grupo Odebrecht, chega à imprensa. A denúncia atinge os presidente sda República, Michel Temer, do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de integrantes do alto escalão do governo.

– Park Geun-hye é afastada da presidência da Coreia do Sul pelo processo de Impeachment, assumindo interinamente Hwang Kyo-ahn.

11 – O Internacional foi rebaixado pela primeira vez à Série B, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. O Inter deixou o seleto grupo de times que jamais caíram para a segunda divisão do torneio.

– Em delação premiada entregue ao MPF, o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, diz que o presidente Michel Temer, quando disputou a reeleição como vice na chapa de Dilma em 2014, pediu “apoio financeiro” do grupo. 

12 – Matteo Renzi renuncia do cargo de primeiro-ministro da Itália, assumindo Paolo Gentiloni.

13 – O Senado Federal aprova, por 53 votos a favor e 16 contra, o texto final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que impõe um teto aos gastos públicos pelos próximos 20 anos

Guerra instaurada em Allepo, na Síria. Foto: reprodução.

14– Moradores de Aleppo, na Síria, pedem permissão a religiosos para que pais possam matar filhas e irmãs para não serem capturadas e estupradas pelas forças de Bashar al-Assad, da milícia libanesa Hezbollah ou do Irã.

– Ministro Luiz Fux suspendeu a tramitação no Congresso do projeto das 10 Medidas Conta a Corrupção.

15– O deputado distrital Joe Valle é eleito o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal para o biênio 2017/2018, derrotando o candidato do governador Rodrigo Rollemberg, Agaciel Maia. Bate-boca entre distritais e mudança de voto marcaram a sessão no plenário da Casa.

– O zagueiro Neto, último sobrevivente da tragédia com o time da Chapecoense, teve receio antes de viajar de volta ao Brasil

– Senado aprova projeto de renegociação das dívidas dos estados com contrapartidas

Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Foto: reprodução

– O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, morre, em decorrência de uma broncopneumonia. D. Paulo tinha 95 anos.

19 – Andrei Karlov, embaixador russo na Turquia, é assassinado

–  O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot envia ao STF os acordos de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht, firmados com a força-tarefa de investigadores do MPF na Lava Jato.

22 – Câmara dos Deputados aprova o projeto de lei, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, dá força de lei aos acordos coletivos de trabalho negociados entre empresas e trabalhadores em vários benefícios e direitos trabalhistas.

– Governo anuncia autorização de saque de contas inativas do FGTS

23 – O ministro do Interior da Itália, Marco Minniti, afirmou nesta sexta-feira (23) que o homem morto por policiais italianos em um tiroteio em Milão é o tunisiano Anis Amri, suspeito de ser o terrorista que atacou um mercado de produtos natalinos em Berlim, na Alemanha.

}

Fonte:

Deixe um comentário