Adriano, Fábio e Sueli; Renata e Jorge; Karina,
Aparecido e Gleyston; Sthenyo e Itevaldo; Eluiza, Ivana, Neide, Edione. Estas
são algumas das estrelas do vídeo comemorativo dos 51 anos da Companhia de
Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
O elenco de anônimos do filme de 3 minutos faz parte
do time de 2.200 colaboradores da empresa que há mais de meio século presta serviços
essenciais para a população, como o abastecimento de água e coleta e tratamento
de esgotos.
E em época de calamidade, como na atual pandemia causada pelo novo coronavírus, o saneamento básico torna-se uma garantia de saúde pública. Neste aspecto, a população de Brasília sente-se tranquila, como confirmam os altos índices de satisfação com o trabalho prestado pela Caesb.
Fique em casa – Ao
completar 51 anos nesta quarta-feira (8), a empresa trocou a festa por uma
campanha de conscientização da população, colocando a saúde em primeiro lugar. “Por
você e para você, a Caesb não para. Fique em casa por nós”, dizem os
colaboradores, no papel de atores, apelando para que as pessoas evitem
aglomerações. “Abraços, apertos de mão e comemorações vão ter que esperar”, orientam.
A decisão de produzir o vídeo foi da diretoria da Companhia, para não deixar a data passar em branco. Ao mesmo tempo, a empresa aproveitou para homenagear os funcionários. “A Caesb não pode parar. E isso só é possível graças ao trabalho de cada um deles”, diz a secretária-geral Cláudia Marques.
Prestação
de serviços
Desde 15 de março, a Caesb cumpre rigorosamente
os atos normativos decretados pelo governador Ibaneis Rocha e, a partir do dia 23
do mesmo mês implementou o regime de teletrabalho em algumas unidades. Na
sede da empresa, a presidência, secretaria-geral, diretorias, Ouvidoria,
Comunicação Social e outras áreas adotaram um revezamento presencial para não
interromper os serviços essenciais prestados à população.
O atendimento ao público está suspenso nos
escritórios regionais para evitar aglomeração de pessoas, mas continua sendo
prestado de forma ininterrupta nos meios virtuais, como site, aplicativo de
celular e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. As
operações continuam funcionando normalmente nas Estações de Tratamento de Água (ETA)
e de Esgoto (ETE).
. “Por você e para você, a Caesb não para. Fique em casa por nós”, dizem os colaboradores no vídeo. Foto: Reprodução
A Caesb atende 2,59 milhões de pessoas com
serviços de abastecimento de água e 2,45 milhões com serviços de esgotamento
sanitário. No último ano, foram implementadas 30 mil ligações de água e esgoto
no DF. Atualmente, são 686.512 pontos de água e 586.039 de esgoto.
Isso significa que 99% da população é atendida
com água de qualidade. Em relação ao esgoto, 89,28% são coletados e 100%
tratados. A empresa tem nível de atendimento excelente, segundo avaliação de
Desempenho da Prestação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento
Sanitário do DF, publicada anualmente pela Agência Reguladora de Águas, Energia
e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).