Taiwan usa a tecnologia para gerir segurança urbana

Câmeras de trânsito em interseções de cidades e municípios podem ser integradas

Fotos: Divulgação

 

O aplicativo Police Cloud, criado e desenvolvido em Taiwan, tornou-se uma importante ferramenta para a promoção de cidades inteligentes no país da Ásia. O programa faz parte de equipamentos de vigilância de vídeo de todos os municípios e distritos numa plataforma de troca de imagem em tempo real. Com a plataforma que é o núcleo central do Police Cloud, Taiwan está empenhada em desenvolver vários serviços de polícia para uma melhor gestão de segurança urbana.

A adoção generalizada de sistemas de videovigilância em Taiwan permitiu a prisão, em sete dias, de suspeitos (de países europeus), que “hackearam” os caixas eletrônicos (ATMs) do banco taiwanês First Commercial Bank. Como resultado, muitas cidades internacionais manifestaram interesse em introduzir as soluções de vigilância taiwanesas, e a contribuição do programa Police Cloud tem sido significativo.

Vigilância Inteligente

O Police Cloud pode integrar as câmeras de trânsito em interseções de cidades e municípios, e construir uma plataforma de intercâmbio de vídeo baseada em nuvem. Isso pode reforçar o desempenho dos policiais com serviços de back-end que lhes permitem rastrear veículos e pessoas usando dispositivos móveis. Além disso, a melhoria contínua da Big Data e da análise de imagem inteligente permitirá que o sistema policial conduza o reconhecimento facial, reconhecimento de placas, comparação de placa distorcida, e serviços de enriquecimento em vídeo.

Por meio da análise de tendências de casos históricos, a Agência Nacional de Polícia de Taiwan pode coletar todos os dados criminais para possíveis predições de crime e risco comunitário. Ao contrário do passado, a detecção de crimes agora pode ser feita de forma mais proativa. A mesma estratégia pode ser aplicada às unidades de polícia do governo local para aumentar a eficácia do policiamento e a conveniência das pessoas.

Pelo celular

Para o público informar ou fazer perguntas, a Agência de Polícia Nacional de Taiwan desenvolveu um aplicativo de serviço de polícia livre que pode ser baixado para telefones celulares. Essa ferramenta combina a detecção de crime com serviços de policiamento para prestar até nove funções práticas, como “110 Posicionamento de Relatórios (incluindo relatórios em vídeo),” “Rádio Policial” e “Chamar Táxi”,  para garantir a proteção de 24 horas para salvaguardar vidas, propriedade e segurança no trânsito de cidadãos.

Devido a aplicações inovadoras, tais como Big Data, computação em nuvem e análise de imagem, bem como um ambiente de comunicação sem fio estável, Taiwan está pronta para entrar no futuro da polícia inteligente e cidades inteligentes.

Prevenção e vigilância de desastres

Além de aplicações de segurança policial, Taiwan também usa a tecnologia contra os desastres naturais. Devido à suas geografia e topografia únicas, o país é vulnerável a tufões, quase todos os anos, e a terremotos. Por essa razão, tomou uma postura agressiva para promover a prevenção e políticas de mitigação de desastres, facilitando ao mesmo tempo a indústria a participar ativamente em larga escala de construções para prevenir desastres e projetos de planejamento.

Combinando com informações de geografia e sistemas de “push”, foi criado um sistema projetado para fornecer informações em tempo real sobre o tempo, condições de água, operação de reservatório e status de desastre. Esse sistema é capaz de fornecer monitoramento em tempo real, notificação de alerta precoce e serviços de agendamento de logística para as unidades governamentais para fazer uma melhor análise de decisão.

Resposta integrada

Construído sobre a tecnologia de TI e sistemas de informação geográfica, um banco de dados é configurado para o corpo de bombeiros de Taipei, capital do país, tomar a melhor decisão em caso de desastre. Além disso, o Sistema de Apoio à Decisão de Desastres e a Rede de Informação de Prevenção de Desastres estão prontos para servir como uma importante referência para o Centro de Resposta de Emergência da Cidade de Taipei, quando se trata de tomada de decisão e formulação de contramedidas.

A integração dos dados de monitoramento compartilhados não só pode reduzir a complexidade dos recursos de socorro em todas as unidades, mas também fornecer imediatamente os dados de alívio de desastres e mitigação numa plataforma de tomada de decisão, dedicada à prevenção e alívio de desastres. Isso permite à plataforma liberar mensagens de alerta precoce para que o pessoal de socorro e o público em geral possam responder de uma maneira hábil para reduzir substancialmente as perdas de vidas ou propriedade.

Uma solução completa de prevenção e controle de desastres pode monitorar a vida das pessoas, propriedades e segurança urbana de forma a fornecer uma proteção conjunta e paz de espírito, tornando-a a melhor incorporação do progresso e da civilização no mundo de hoje, no entendimento das autoridades do país.

*Cláudio Caxito, especial para Brasília Capital

 

 

 

 

Deixe um comentário