Projeto Cão-Guia abre as portas no DF: veja como funciona o treinamento

O Projeto Cão-Guia de Cegos do Distrito Federal abriu as portas neste sábado (9/7) para interessados em conhecer o centro de treinamento dos cães destinados a cegos, no DF. Durante a manhã, os visitantes no Setor Policial Sul brincaram e conheceram a rotina e todo o espaço.

De acordo com o presidente da Associação Amigos do Cão-Guia (AACG) e um dos idealizadores da ação, Ricardo Corrêa, o projeto atua desde 2001 e busca reintegrar deficientes visuais à sociedade com o auxílio de um cão-guia, com segurança, mobilidade, qualidade de vida e inclusão social. “Estamos muito felizes com o interesse dos brasilienses que estão participando e ajudando a nossa causa”, afirmou.

CBPFOT090720162179
FOTO: RODRIGO NUNES/@CBFOTOGRAFIA

 

Cuidados
Desde a sua criação, a instituição entregou mais de 43 animais para pessoas com diversos tipos de deficiências visuais, em todo o Brasil. De acordo com a entidade, a única ajuda do governo é o treinamento dos animais, que são concedidos pelo Corpo Militar de Bombeiros do DF. O restante da equipe é formado por voluntários, que atuam no cuidado dos cães, na manutenção da sede e na busca de recursos para o projeto continuar funcionando.

O processo de treinamento funciona da seguinte forma: após o nascimento, os animais passam por famílias hospedeiras até atingirem idade para o treinamento. Com cerca de dois anos, são encaminhados para adestramento ministrado pelos bombeiros e habilitados para serem guias. “Promovemos a socialização do bicho, ajudando-o a ter contato com o mundo e com o maior número possível de cheiros, sons e ambientes”, disse Ricardo. Os organizadores afirmam que existem ainda outros seis animais prontos para serem entregue aos utilizadores — atualmente, existe uma lista de espera com cerca de 300 pessoas. Deficientes visuais interessados em participar do cadastro de candidatos devem solicitar a inscrição pelo e-mail: [email protected]

Como ajudar:

Quem tiver interesse, pode contribuir com o Projeto Cão-Guia de Cegos-DF doando qualquer valor, por depósito ou transferência bancária, depositando na conta abaixo:

Associação Amigos do Cão-Guia – AACG / Banco do Brasil, Agência: 3596-3, Conta Corrente: 111.882-x, CNPJ: 18.080.342/0001-24

 


Sindeventos-DF lança guia para ajudar consumidor a evitar calote

Feira Bichano Cult agita Águas Claras

Fonte:

Deixe um comentário