Eleição do presidente da Câmara começa às 17h30

Rogério Rosso/Gustavo Lima / Fotos Públicas/ Câmara de Deputados
Rosso (PSD-DF) é um dos favoritos na disputa pelo comando da Câmara. Foto: Gustavo Lima/ Fotos Públicas/Câmara de Deputados

A sessão em que será eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados foi transferida para as 17h30 desta quarta-feira (13). Pouco antes, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PMDB-MA), havia marcado para as 19h30. Até o momento, quatro deputados retiraram a candidatura – Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Beto Mansur (PRB-SP) e Fausto Pinato (PP-SP) -, restando 14 no páreo.

Mansur (PRB-SP) anunciou o apoio de seu partido a Rogério Rosso (PSD-DF), candidato favorito do chamado Centrão da Casa. Pouco antes, PSDB, PSB e PPS divulgaram uma aliança com o DEM para apoiar Rodrigo Maia (DEM-RJ). A expectativa do Centrão, formado por PRB, PSD, PHS e outros nove partidos, que constituem uma das principais bases de sustentação do governo interino na Câmara, é que a disputa seja levada a um segundo turno entre Rosso e Maia.

Já Maria do Rosário disse que havia se candidatado para dar uma alternativa ao PT, que até o momento não anunciou apoio a nenhum candidato. No entanto, a liderança petista estava reunida nesta tarde com Marcelo Castro, ex-ministro da Saúde da presidente afastada Dilma Rousseff. Ele teve seu nome lançado ontem (12) pela bancada peemedebista.

“Retiro minha candidatura, mas reitero minha convicção que o PT deve se alinhar a um candidato à esquerda”, disse Maria do Rosário. Ela acrescentou ser fundamental que o candidato a ser apoiado pela bancada petista também esteja empenhado na cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os candidatos Orlando Silva (PCdoB-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP) também aguardam para se reunir com a liderança do PT.

Veja a lista atual dos candidatos:

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Esperidião Amin (PP-SC)

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Rogério Rosso (PSD-DF)

Giacobo (PR-PR)

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Carlos Gaguim (PTN-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

Gilberto Nascimento (PSC-SP)

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Fábio Ramalho (PMDB-MG)

Orlando Silva (PCdoB-SP)

Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa ontem.

 

Fonte:

Deixe um comentário