Conversa de Passarinheiro

Tancredo Maia Filho*

corujinha-relógio02082016003-2

Avistar é o maior encontro de observadores de aves e amantes da natureza do Brasil.De 5 a 7 de agosto, foi realizado o I Avistar-Acre, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Reuniu observadores de aves, professores e alunos do Acre e de estados e países vizinhos. O Avistar-Acre teve a coordenação de Guto Carvalho, Aurelice Vasconcelos e Rubens Matsushita.  

De Brasília, além da Aurelice e do Rubens, também participaram  Celso B. Almeida, José Eugênio, Fernanda Fernandex, Herbert Schubart, Margi Moss, Rose Almeida e eu.

Os passarinheiros de Brasília aproveitaram e fizeram ótimas e proveitosas passarinhadas  no Parque Zoobotânico, no Ramal do Riozinho do Noca, na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira e em Xapuri.

Durante o Avistar foi lançada a edição digital do livro Aves do Acre, do professor e amigo Edson Guilherme. O livro traz informações sobre as 730 espécies já registradas naquele estado e o download pode ser feito, gratuitamente, em http://ufac.br/editora/avesdoacre

Nossa empresa, avesgráficas editora (www.avesgraficaseditora.com.br), também lançada no Avistar-Acre, fez o projeto gráfico, a editoração e diagramação do livro.

Antes do Avistar começar, passarinhei em Xapuri, guiado pelo competente Tomaz Melo.

Fui para a ótima Pousada Seringal Cachoeira (068-9943 4747), a 20 quilômetros de Xapuri. Nas matas em volta da pousada avistamos e ouvimos mais de 60 espécies de aves, sendo 15 lifers, isto é, espécies que ainda não tinha observado. Entre os lifers, destaco a corujinha-relógio.

 

CORUJINHA-RELÓGIO – Megascops usta (Sclater, 1858). Mede 24 cm de comprimento e pesa cerca de 115 gramas. Tem o peito claro com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais. O dorso é marrom escuro. Face com “bigodes” bem destacados próximos ao bico. Apresenta tufos de penas no alto da cabeça, com falsas orelhas. É exclusivamente de hábitos noturnos, vivendo frequentemente aos pares. Seu canto consiste em uma sequencia de sons “uoo uoo uoo uoo..”, emitidos principalmente no crepúsculo.

} else {

Fonte:

Deixe um comentário