Administrador garante que Águas Claras puxará a retomada da economia do DF

Considerada o maior canteiro de obras do Brasil na primeira década dos anos 2000, Águas Claras volta a protagonizar a retomada do crescimento da economia do Distrito Federal. A aposta é do administrador regional Valdeci Machado.

Segundo ele, o Governo de Brasília tem contribuído em pelo menos três frentes para esta reação: facilitando a instalação de novas empresas, agilizando a liberação de alvarás e de habite-se para início de novos empreendimentos na cidade, e investindo em obras públicas.

O administrador avalia que um dos principais problemas de Águas Claras é a mobilidade urbana.  Por isso, a construção de calçadas, novas pistas e viadutos, além de ciclovias, é uma de suas prioridades para melhorar o fluxo de pedestres, de veículos e de bicicletas.

Ainda neste ano será iniciada a instalação de 80 mil metros quadrados de calçadas em Águas Claras vertical, no Areal e na Colônia Agrícola Vereda da Cruz. Na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) o foco será a construção e a desobstrução de galerias de águas pluviais.

De acordo com Valdeci Machado, 80% da área construtiva da parte vertical de Águas Claras já estão consolidados.  As construtoras ficaram distantes nos últimos quatro anos, mas já começam a surgir novos canteiros de obra em vários pontos. “Temos expedido muitos alvarás de construção”, atesta o administrador.

Pólo gastronômico – Embora seja importante para a consolidação da cidade, a construção civil foi desbancada do posto de principal geradora de emprego e renda de Águas Claras. A liderança, agora é do setor de bares e restaurantes.

“Já somos o segundo maior pólo gastronômico do Distrito Federal. Perdemos apenas para o Plano Piloto (Asa Sul e Asa Norte). Estamos à frente do Sudoeste e do Lago Sul”, afirma Valdeci Machado.

Embora tenha pouco mais de 150 mil habitantes, a metrópole conta com sete shoppings centers. Cinco são os chamados mall (shoppings de vizinhança) e dois de grande porte (com mais de 150 lojas cada um).

Na terça-feira (19) foi inaugurado o DF Plaza, às margens da EPTG, que desbancou o Águas Claras Shopping (Avenida Araucárias) do posto de maior centro de compras local. O novo empreendimento é considerado o maior do Brasil e um dos três maiores da América Latina.

“Fizemos todos os esforços possíveis para viabilizar a entrada em operação do DF Plaza, que estava emperrado na burocracia desde quando assumimos o governo. Nossa expectativa é de que ele atinja a meta de gerar 3 mil empregos diretos e 9 mil indiretos já nos próximos meses”, afirma Machado.

Deixe um comentário