Volta as aulas: O que levar na lancheira das crianças?

A maior parte das crianças que estuda em escolas particulares voltou às aulas no fim de janeiro. É o momento em que muitos pais se questionam qual o melhor lanchinho para colocar nas lancheiras dos filhos. Os pequenos precisam de energia durante o período de aprendizado na escola e os alimentos fontes de carboidrato não podem faltar, assim como as fontes de vitaminas e minerais.

Alimentos proteicos também são importantes para dar saciedade às crianças. E não podemos esquecer que elas precisam se hidratar, de preferencia com água.

Uma sugestão pode ser combinar frutas com uma porção de iogurte natural (ou pode até ser uma opção de iogurte com frutas, mas leiam os rótulos para não comprar produtos lácteos não fermentados e cheios de açúcar e adoçante).

Além disso, um pãozinho integral com queijo ou a combinação de castanhas com frutas e iogurte são combinações interessantes. É muito importante que os pais tenham a consciência de não enviar para a escola lanches não saudáveis, como produtos ultraprocessados, como biscoitos recheados, sucos artificiais, doces etc.

Você pode estar pensando…Ah!, pro meu filho eu mando o que eu quiser! Mas, lembre-se: A escola é um lugar importante de aprendizado e o momento do lanche também faz parte disso. Lá, ele, com certeza, poderá compartilhar o lanchinho! Então, vamos contribuir para um ambiente saudável na escola.

Se você é pai ou mãe e tem dúvida sobre o que mandar na lancheira do seu filho, procure um nutricionista. Ele te ajudará nesse planejamento!

* Caroline Romeiro
Nutricionista e professora na Universidade Católica de Brasília (UCB)

Deixe um comentário