Virada do Cerrado começa nesta sexta-feira (29)

Encerrando as atividades do Junho Verde a Secretaria de Meio Ambiente do DF realiza de sexta-feira (29) a domingo (1º) a 4ª edição da Virada do Cerrado- Coleta Seletiva e gestão de Resíduos Sólidos. O programa de mobilização, realizado em conjunto com a sociedade por meio do Comitê Criativo da Virada do Cerrado, terá ações de conscientização com debates, oficinas, atividades culturais, plantio de mudas, mutirões de limpeza e trilhas ecológicas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira, o principal objetivo da Virada deste ano é mobilizar a sociedade para a importância da coleta seletiva. “A participação da população na correta separação dos resíduos, entre o que pode ou não ser reciclado, é o primeiro passo para a coleta funcionar de fato no DF, garantindo a preservação do meio ambiente e o respeito ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis”, explica.

Na sexta (29) o Zoológico de Brasília receberá diversas atividades educativas para crianças, oficinas de produção de minhocário e separação de lixo.  Os participantes também farão uma trilha no Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, no sábado (30), para sensibilizar sobre o impacto do lixo nos corpos hídricos e na fauna. São esperados mais de 300 alunos da Rede Pública de Ensino para as atividades.

Em Ceilândia, também na sexta-feira (29), um trabalho de reeducação ambiental será feito de porta em porta, no Trecho 2 do Sol Nascente. Na mesma data, no Guará, uma unidade móvel da organização não governamental Programando o Futuro receberá lixo eletrônico na QE 38, das 9 horas às 16h45.

Em Brazlândia, na Orla do Lago, na sexta-feira,  um grupo de voluntários fará a limpeza do local e uma roda de conversa com a equipe da Escola da Natureza. Também acontecerão oficinas de skate, arena circense, plantio de sementes e slackline.

Em Águas Claras, no sábado (30), uma Exposição de tecnologias sustentáveis será realizada no Parque de Águas Claras, com demonstração de técnicas de tratamento de água, uso de drone para mapeamento, aquecedor solar, Jardim vertical e composteira.

No Viveiro Comunitário do Lago Norte, no sábado (30), das 8h30 às 13 horas, serão ofertadas oficinas de compostagem e de iscas para abelhas com garrafas PET.

Também no dia 30, no Noroeste, uma série de atividades sobre a importância da coleta seletiva ocorrerá das 15 horas às 17h30, no estacionamento da Quadra 111 e na área comum dos Blocos A e B da CLWN 10/11. Haverá atividades para moradores, síndicos, comerciantes e público em geral.

Arraiá Sustentável– No Park Way será realizado no sábado (30) o  Arraiá Sustentável, das 15h às 23h, na praça do SMPW,  quadra 14, conjunto 5. A decoração do evento será realizada com materiais que seriam descartados (jornal, papel de revista, persianas antigas, rolinhos de papelão, garrafas pet etc) em oficinas com a comunidade ao longo do mês de junho.

Na SQN 416, também no sábado (30), acontecerá o Arraiá Coletivo da Virada. O Arraiá Coletivo é uma festa junina colaborativa onde todos os convidados deverão contribuir com um prato de comida e suas canecas e/ou copos.

Caminhada nos Parques do DF– Em parceria com o Grupo de Caminhadas de Brasília (CGB) serão realizadas no domingo (1º), com saída às 8h, trilhas contemplativas para integração da população e promoção do conhecimento e o uso dos Parques do DF. Serão caminhadas simultâneas em diversas Unidades de Conservação.

Edições anteriores   

Em 2015 e 2017 foram mobilizadas aproximadamente 100 mil pessoas diretamente, em mais de mil atividades. Os temas abordados anteriormente foram Cidadania e Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Água.

Acesse a programação completa no site da Secretaria de Meio Ambiente  www.sema.df.gov.br

Fonte:

One Response

  1. BOA TARDE GOSTARIA DE DEIXAR UM RECADO NA REDAÇÃO POIS SOU O BABALORIXÁ PAI UZEDA QUE BENZEU O PRESIDENTE TEMER E TENHO REVELAÇÕES DA CORRIDA PRESIDENCIAL E TAMBEM PREVISOES PARA GOVERNADORES SENADORES E DEPUTADOS DISTRITAIS E FEDERAIS EM TODO O BRASIL MEU TEL RIO É O21-99569-2300 E BRASILIA 061-99913-0292 ATENCIOSAMENTE,PAI UZEDA

Deixe um comentário