Vacina contra gripe está escassa

Carla Eugênia tem viagem marcada para a Califórnia e diz ter ligado para inúmeras clínicas particulares até achar a vacina  (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Carla Eugênia tem viagem marcada para a Califórnia e diz ter ligado para inúmeras clínicas particulares até achar a vacina

Os vírus Influenza B e AH3N2, causadores de gripe, voltaram a assolar parte dos Estados Unidos e do Canadá. O surto tem sido motivo de preocupação para os brasilienses com viagem marcada para o exterior neste começo de ano. Embora o Ministério da Saúde não declare ser obrigatório tomar a vacina para entrar no país norte-americano, médicos recomendam que, em alguns casos, as pessoas estejam protegidas contra a doença. No Distrito Federal, há uma corrida a hospitais e clínicas que aplicam a injeção, no entanto, pouquíssimos estabelecimentos ainda oferecem a imunização. As doses que ainda não foram usadas têm validade até o dia 31 deste mês.


A falta da vacina nesse período acontece a cada ano, segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM). A explicação dada pelos especialistas é que o estoque manipulado no ano passado já está chegando ao fim e a nova composição só será distribuída, pelo menos na rede particular, na segunda quinzena de fevereiro.

Fonte: Correio Braziliense
Extratos dos Jornais

Deixe um comentário