Usina de asfalto da Novacap bate recorde

Novacap

No mês de julho de 2018, a usina de asfalto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) bateu o recorde mensal de produção de massa asfáltica. Foram cerca de 6,5 milhões de kg de asfalto, o que corresponde a cerca de 875 caminhões com capacidade de transportar, cada um, 7,5 toneladas de massa asfáltica.

 A produção de massa asfáltica da Novacap atendeu, no período, as regiões administrativas, por meio de pedidos feitos pelas administrações regionais, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) o Exército, além de realizar serviços de manutenção de ruas e avenidas solicitadas pela comunidade na Ouvidoria da Companhia.

Desde que a produção de asfalto começou a ser contabilizada em 2012, o recorde mensal anterior foi em 2014, quando produziu no mesmo mês, 6,2 milhões de kg de massa asfáltica. Para alcançar o alto nível de produção, uma série de aspectos contribuiu para o novo recorde.

O engenheiro civil, Maurílio Tiberi, chefe da usina de asfalto da Novacap, explica que há três anos a equipe de manutenção vem adotando um novo método na execução dos serviços. Ele conta que a manutenção passou a ser diária e não mais programada, o que resulta na tomada de decisões mais acertadas. Além disso, permite que reparos sejam realizados de imediato nos equipamentos, proporcionando agilidade e qualidade na produção de massa asfáltica.

“A Novacap possui um time de servidores altamente qualificado entre engenheiros, mecânicos, eletricistas, soldadores e demais auxiliares, que constantemente estão se aperfeiçoando na operação de grandes maquinas. Além disso, o novo método não acarretou nenhum custo para a Novacap, já que toda mão de obra da usina é operada por estes servidores”, destaca o engenheiro.

Maurílio também ressalta que, com o novo processo de manutenção diária na produção, a expectativa é que a Novacap produza este ano cerca de 50 mil toneladas de massa asfáltica.

O presidente da Novacap Júlio Menegotto conta que toda a operação da usina é acompanhada por um engenheiro que assegura todo o processo de qualidade, desde a produção até a logística de distribuição do material, otimizando o tempo e gerando economia para os cofres públicos.

 “A usina da Novacap tem a capacidade para produzir até 120 toneladas de massa asfáltica por hora. Cada vez mais a Companhia trabalha para alcançar melhor produtividade, a custos menores. O novo método representa mais agilidade e qualidade na produção da massa asfáltica utilizada na manutenção das vias de todo DF”, frisa Júlio Menegotto.

Demanda 

Desde janeiro deste ano Taguatinga utilizou a maior quantidade de massa asfáltica, 707 toneladas. Vicente Pires foi à segunda, com 477 toneladas, acompanhada de Ceilândia com 322. Em seguida, Gama com 315 e Guará com 242 toneladas.

Fonte:

Deixe um comentário