Um sarau para dizer não à violência

Vinte mulheres escritoras do Distrito Federal participam, nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, do sarau poético-musical ELAS – #nãoaofeminicidio – transmitido pelo aplicativo Zoom e pelo Facebook, destinado a chamar a atenção da sociedade para as altas taxas de violência contra a mulher em todo o território nacional.

O sarau acontece em meio às repercussões do caso Mariana Ferrer, após a blogueira ter acusado o empresário André Camargo Aranha de estupro. Ele foi absolvido sob o argumento da defesa de que não houve provas, surgindo a tese do “estupro culposo”. O fato tem causado indignação em vários segmentos, culminando com o voto de repúdio do Senado Federal contra a decisão judicial e pedido de apuração imediata do julgamento tendencioso.

A idealizadora do sarau, a poeta e psicanalista Nilva Souza, afirma que os números da violência doméstica e de feminicídios têm aumentado. Ela cita os dados da última edição do Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2019: “em dez anos, o número de homicídios femininos cresceu 30,7% no Brasil; em 2017, treze mulheres foram assassinadas por dia, além dos 300 mil estupros anuais”.

No Distrito Federal não é diferente. A capital da República ocupa o quinto lugar em índices de feminicídios no País. E, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, “somente em janeiro de 2019 registrou-se um feminicídio por semana”.

Voz da arte – “O Sarau ELAS #nãoaofeminicidio, em sua quinta edição, vem dizer não à violência doméstica e sim ao respeito, ao amor, à valorização da mulher; e nós, poetas, músicos, artistas de diversas representatividades, acreditamos que nossa arte tem voz e pode alertar, gritar pela vida”, observa Nilva.

Participam do sarau as poetas Nilva Souza, Custódia Wolney, Isa Corgosinho, Luciana Barreto, Noélia Ribeiro, Basilina Pereira, Nádima Nascimento, Flora Benittez, Lenita Estrela de Sá, Marli Froes, Meire Fernandes, Maria Maia, Siddha Abraxas, Nara Fontes, Luh Viega, Karla Calasans, Marina Mara, Norma Brito, Márcia Amaral e Maria Félix Fontele.

A cantora Janete Goes será a responsável pela parte musical do evento. Os interessados podem assistir pelo facebook.com/nilva.souza.16.

Deixe um comentário