Trindade – uma opção de passeio perto do DF

Nem sempre é possível viajar nas férias, mas regiões perto do DF são um convite para viagens “bate/volta”. Tindade, a 18 km de Goiânia é um desses lugares.

Santuário do Divino Pai Eterno. Foto divulgação

O município completa 99 anos em 2019 e tem cerca de 104 mil habitantes.  A cidade recebe aproximadamente 4 milhões de visitantes por ano e grande parte  entre junho e julho quando ocorrem as festividades em homenagem ao Divino Pai Eterno. Há mais de 100 hotéis e 50 restaurantes.

Festividades do Divino Pai Eterno. Foto divulgação

De acordo com a história, em 1840 foi encontrado um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Naquela época a região se chamava Barro Preto, só depois recebeu o nome de Trindade. Com o achado, a quantidae de romeiros foi crescendo e hoje há no local o Santuário do Divino Pai Eterno.

Em 1943, no centenário da Romaria, o então arcebispo de Goiás Dom Emanuel Gomes e Oliveira, lançou a pedra fundamental do atual santuárioque foi sendo construído com a ajuda dos devotos sendo concluído em 1994.

Entrada da cidade. Foto divulgação

“A Romaria ganhou força e também o reconhecimento da Casa do Pai. Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI, atendendo a um pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz C.P., concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário. Em 18 de novembro do mesmo ano, foi feita a instalação da Sacrossanta Basílica, a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno”, registra o site do Santuário.

A cidade tem ainda o Santuário Matriz cuja primeira capela foi contruída em 1843 com telhado de olhas de buriti. Em 2012, ao completar 100 anos foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Um novo tombamento ocorreu em 2013, dessa vez como Patrimônio Cultural Material do Brasil.

Conheça mais sobre essa história assistindo ao vídeo

Como chegar:

O Santuário ocupa a área central da cidade de Trindade, conhecida como capital da fé dos goianos. O principal acesso ao município é pela rodovia estadual GO-060, chamada também de Rodovia dos Romeiros.

Endereço:

Praça Dom Antonio R. de Oliveira, s/n, Bairro Santuário. Trindade-GO. 

Informações: (62) 3506-7041

Deixe um comentário