Vibrações causam engarrafamento na Ponte JK

Vibração ocasionada pelo tráfego, fez com que parafusos que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro sofressem afrouxamento. Crédito da Foto: Metrópoles

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informa que o acidente ocorrido, na tarde desta terça-feira (3), na Ponte JK, não representa risco para o monumento.

Em nota, a Companhia informa que a vibração na ponte foi ocasionada pelo tráfego de veículos, fazendo com que alguns parafusos, que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro, sofressem afrouxamento, ocasionando o desprendimento da placa.

O vão observado no local onde estava a placa é denominado de junta de dilatação, que tem por função absorver o deslocamento horizontal dos trechos metálicos da ponte, devido à dilatação por temperatura. Não põe em risco a estrutura da ponte, pois essa junta foi prevista no projeto.

A Companhia informa também que ainda neste mês será realizada uma licitação exclusivamente para substituição das juntas de dilatação danificadas.

Técnicos da Novacap já estiveram no local para dimensionar a placa metálica que deverá ser confeccionada para o reparo emergencial. A previsão é de que a placa seja instalada amanhã, para posterior liberação da pista interditada.

Deixe um comentário