Toque, a vida é uma orquestra

A vida é uma orquestra esperando a sua participação. Mas você precisa ter olhos pra ver. Se não viu ainda é porque pensa apenas em termos materiais, sensoriais. Assim, você se frustrará e até pensará em morrer, porque acha que ela não tem sentido.

Interesse-se pela natureza. Conheça as relações entre os animais e a natureza. Observe-se. Faça isso durante um mês, e veja que vivemos num regime de interdependência. Perceba que todos os animais e plantas colaboram para a vida.

Você viveria sem o oxigênio das plantas? Sem a luz e o calor do sol? Você teria frutas se as flores não fossem polenizadas pelas abelhas, besouros, beija-flores e morcegos vegetarianos? Até a minhoca na terra está adubando o solo.

Os animais, mesmo inconscientes, cumprem seu papel. E você, cumpre o seu? Tem gratidão aos pais que lhe deram a vida ou os maltrata e até pensa em abandoná-los?

Não se admire quando entrar numa fase demorada de dificuldades. Não vá pensar em macumba. A macumba é o seu passado, suas ações. Você é o seu próprio macumbeiro. “A vida existe em cooperação. Sem cooperação a máquina da vida não funciona”. A cooperação deve começar com o próximo mais próximo, que são seus familiares e parentes.

Você pode mudar o presente para anular o passado e mudar o futuro. Uma religião de seu agrado pode lhe ajudar, desde que você esteja disposto a vivenciar seus ensinamentos ou apenas um: Ame seu próximo como a si mesmo.

Aprenda com o Mestre Confúcio: “Seja natural, não vá para os extremos, e ame. Quando você nasceu, todos sorriam e só você chorava. Viva de tal modo que ao partir todos chorem e só você sorria”.

Aprenda também com o Mestre Chico Xavier: “Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim”.

Matricule-se na orquestra da vida. Todo ser humano tem necessidade de pertencimento, de participar, de sentir-se gente, de amar, ser amado e autorrealizar-se. Os budas existem para apontar-lhe o caminho, mas você tem que caminhar e crescer. O não crescimento, a falta de amor, dá tédio e falta de alegria de viver. Cresça, participe, colabore, ame!

Deixe um comentário