Texto principal da reforma da Previdência é aprovado

Foto: Reprodução TV Senado

Começou hoje (1) pela manhã a reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado para votar a nova versão do relatório à reforma da Previdência. O texto principal do relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi aprovado por 17 votos a 9. Na sequência, os senadores vão votar os destaques ao texto, que são propostas de mudanças.

No relatório, das 77 emendas apresentadas apenas uma supressiva foi acatada pelo senador Jereissati, para não prejudicar o acesso à aposentadoria integral de quem recebe vantagens variáveis vinculadas a desempenho no serviço público.

Entre as emendas rejeitadas estão as sugestões de mudanças que beneficiariam servidores públicos em pensões, idade mínima, regras de transição, aposentadorias especiais, cálculo da aposentadoria, abono salarial e regras especiais para grupos específicos.

Da CCJ o texto segue para o plenário onde o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) quer concluir a votação em primeiro turno ainda hoje, para que amanhã (2) o Congresso Nacional possa analisar vetos e votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em cada um dos turnos, a PEC da reforma da Previdência precisa de 49 dos 81 votos dos senadores.

*Com informações Agência Brasil

Deixe um comentário