Teatro Nacional será restaurado

Depois de 16 anos sem reforma, o Teatro Nacional Claudio Santoro será totalmente restaurado a partir do início de 2014, de acordo com a previsão divulgada ontem (10) pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

“Vamos trabalhar no horizonte de pelo menos um ano de obras para recuperar o Teatro Nacional e oferecê-lo de volta à sociedade nas condições adequadas à capital do país”, destacou o secretário da Cultura, Hamilton Pereira, em coletiva aos jornalistas.

O projeto executivo da reforma – necessário pra iniciar a licitação – foi orçado em R$ 3,22 milhões e está previsto para ser entregue até dezembro pela empresa contratada do Rio Grande do Sul.

A expectativa da pasta é receber uma prévia do documento no mês de outubro.

“Em outubro já teremos elementos que nos permitirão trabalhar na licitação para o restauro do Teatro, programada para 2014”, informou o subsecretário de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Delvinei dos Santos.

Hamilton Pereira destacou que, apesar de o teatro ficar fechado durante as obras, a restauração do espaço é determinante para atender à Lei de Acessibilidade, com a construção de novas rampas e equipamentos de acesso, e garantir uma segurança maior no local.

“Vamos ter que privar a sociedade do seu principal espaço cultural. No entanto, é uma necessidade, do ponto de vista da segurança dos cidadãos, da modernização desse equipamento público e da restauração de um ícone que projeta a arquitetura de Brasília para o mundo”, ressaltou.

CORPO DE BOMBEIROS – Em duas avaliações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, foram encontradas 122 irregularidades no espaço, que vão desde a falta de alvará de funcionamento a itens de segurança.

“Os governantes dos últimos 15 anos não se preocuparam com a manutenção do Teatro Nacional. O que nós estamos tratando agora é produzir um processo que será difícil para o governo e para a sociedade, (mas) que irá restaurar esse espaço”, comentou Hamilton Pereira.

A Secretaria de Cultura recebeu um documento do Corpo de Bombeiros no dia 19 de agosto para realizar as mudanças no espaço até outubro.

“Nós vamos fazer uma solicitação para prorrogar novamente esse prazo e atenderemos todas as exigências do Corpo de Bombeiros e da Lei de Acessibilidade, sem ferir o bem tombado”, confirmou Delvinei dos Santos.

O Teatro Nacional conta, ao todo, com uma área de 43 mil m² e foi reformado pela última vez em 1997. A obra é uma das ações desta gestão para recuperar os espaços culturais da cidade, que incluem o Catetinho, Panteão de Pátria e mais recentemente o Cine Brasíli, previsto para ser reaberto hoje (11).

Fonte:

Deixe um comentário