Taxa extra na conta de água prevista para começar neste fim de semana

gabriel-jabur-agencia-brasilia
Nível do reservatório do Descoberto não para de cair e deve chegar aos 25% neste fim de semana. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Mesmo com os temporais que atingiram a cidade, a expectativa da Caesb é de que neste fim de semana o volume do reservatório do Descoberto atinja 25%. Com isso, será aplicada 40% de tarifa de contingência, com aumento real de 20% na conta do consumidor. Os efeitos dessa medida vão durar até os reservatórios atingirem estabilidade, o que vai depender de chuvas constantes.

De acordo com os dados do monitoramento feito pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), o nível do reservatório atingiu o volume útil de 25,65% nesta sexta-feira. O Descoberto é responsável pelo fornecimento de 60,74% da água tratada pelo sistema de abastecimento do DF, enquanto o de Santa Maria, o segundo maior, atende a 28,05% e seu volume era de 40,03%. 

Com a entrada em vigor da nova taxa, a conta de água ficará mais cara para quem ultrapassar o consumo mensal de 10 metros cúbicos (10 mil litros). Quem utilizar abaixo disso (45% dos imóveis do DF) está isento de pagar o valor sobressalente. Prestadores de serviços de caráter essencial, como os ligados a hospitais, hemocentros, centros de diálise, prontos-socorros, casas de saúde e estabelecimentos de internação coletiva — a exemplo de presídios — também não arcarão com o valor extra.

 

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Fonte: ,

Deixe um comentário