Taguatinga verde

O café da manhã oferecido pelo presidente da Acit, Justo Magalhães, reuniu lideranças de vários segmentos taguatinguenses. Fotos: Antônio Sabino/BSB Capital

O plantio de árvores ao longo dos quatro quilômetros da Avenida Comercial Norte virou um compromisso da sociedade de Taguatinga. Na principal via da cidade, que tem 250 mil habitantes, existe apenas um solitário pé de munguba, na QNE 17, em frente à Agência do Banco do Brasil.

O dado preocupante tornou-se público a partir de um artigo do presidente do PT do Distrito Federal, Jacy Afonso, publicado na edição 493 do Brasília Capital e fez surgir um movimento suprapartidário para o plantio de mudas na via e em outros setores de Taguatinga.

O projeto de arborização foi encampado pela Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit) e tema de uma reunião organizada pelo Brasília Capital na quarta-feira (16). O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades (leia relação abaixo) e do administrador regional, Bispo Renato Andrade.

Comitê suprapartidário vai acompanhar projeto de arborização da cidade. Foto: Antônio Sabino

Foi criado o Comitê Taguatinga Verde, que ficará encarregado de organizar as ações para plantio de mudas em toda a Região Administrativa, com prioridade para a arborização e paisagismo da Avenida Comercial, incluindo a área central e a parte Sul da via.

Caberá ao Comitê, por exemplo, cobrar da Administração Regional a indicação dos locais onde poderão ser plantadas as mudas. Como símbolo do início da campanha, o grupo sugeriu o transplante de uma árvore adulta – provavelmente uma palmeira. A ideia é mostrar que o trabalho não sofrerá interrupção até que a Comercial recupere o verde que ostentava até as décadas de 1980/90.

O café da manhã oferecido pelo presidente da Acit, Justo Magalhães, reuniu lideranças de vários segmentos taguatinguenses. Pela lista de presença, endossaram a criação do Comitê Taguatinga Verde as seguintes entidades e seus respectivos representantes:

ACIT – Justo Magalhães Moraes
Administração Regional de Taguatinga – Bispo Renato Andrade

ACIVIP – Reynaldo Taveira

Contrac’s/CUT – Julimar Roberto

Diretório Zonal do PT – Pedro Lacerda / Adriana da Luz

Sindicato dos Bancários – Wadson Francisco Boaventura

Coordenação Regional de Ensino – Juscelino Carvalho / Cristina Cruz

– PT-DF – Jacy Afonso

PT-DF – Ana Araújo

Academia Taguatinguense de Letras (ATL) – Admilson Queiroz de Souza (representando o presidente Gustavo Dourado)

CUT Brasília – Rodrigo Rodrigues / Washington Domingues Neris

MR Soluções Sustentáveis – Marcelo Melo

Lions Clube – Edvaldo Brito

Sittrater-DF – José Wilson Cabral Filho / Wanderson Moreira Corrêa / Aldemir F. da Silva

CMP-DF – Brida Luiza / Nina Amorin

Jornal Brasília Capital – Orlando Pontes / Antônio Sabino

Deixe um comentário